4º LIRAa de 2022 APONTA AUMENTO NO NÚMERO DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

1
116

O quarto LIRAa (Levantamento do índice Rápido de Infestação do Aeds aegypti) deste ano foi realizado pela Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana entre os dias 24 e 27de outubro. O resultado IIP (Índice de Infestação Predial – porcentagem de imóveis encontrado focos com aeds aegypti) foi de 2,8%. Já o IB (índice de Breteau – porcentagem de depósitos positivos nos imóveis) chegou a 4,6%.
Estes números indicam um aumento no número de focos, se comparado com os dois últimos levantamentos (feitos em julho), onde o índice se enquadrou na classificação de risco baixo. Este mês, os 2,8% detectados são mais do que o dobro dos índices das duas últimas medições. “Isso acende um alerta, que só pode ser revertido com maior atenção e comprometimento da população no sentido de evitar o surgimento de novos focos. E para isso, evitar locais com água parada, manter limpo lotes e quintais e garantir a limpeza e vedação das caixas d’água estão entre as principais ações”, disse a prefeitura em nota.
– O resultado detalhado do levantamento
A predominância de focos encontrados foi de 28,7%, em vasos, frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo, bebedouros em geral, fontes ornamentais e materiais de construção. Tanques, depósitos em obras, borracharias e hortas, sanitário em desuso e ralinhos de banheiros foi de 27,6%; Depósitos ao nível do solo: consumo doméstico, barril, tina, tonéis, depósito de barro chegaram a 25,3%; lixo, recipientes plásticos, garrafas, latas e entulhos tiveram 16,1% como resultado. Já o resultado das caixas d’água ligadas à rede foi de 1,1% (mesmo resultado de pneus e outros materiais rodantes).
– Ações de combate
Os Agentes de Combate às Endemias dão hoje início ao 6º ciclo do ano (o último), a fim de encerrar os trabalhos de 2022, trabalhando nos locais com maior incidência de focos identificados durante o LIRAa.
“Para obtermos melhores resultados no combate ao mosquito, é importante que toda população ajude os agentes e contribuam no sentido de evitar a proliferação do aeds aegypti.
As intensificações das ações permanecem com os trabalhos do Programa Saúde na Escola, palestras em fábricas do município; e Educação em Saúde, nas Unidades de Saúde do município”, finalizou a prefeitura.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here