A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), está promovendo o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Pela primeira vez, a ação está sendo organizada em parceria com o Banco Central, com o Senado e com a Secretaria Nacional do Consumidor.
Para iniciar a negociação de uma dívida em atraso, o devedor deve realizar o registro na plataforma consumidor.gov.br. Depois, é necessário escolher a instituição com a qual deseja negociar e relatar o problema. O banco tem prazo de até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.
Foi desenvolvida uma página específica (mutirao.febraban.org.br) com o passo a passo da negociação. A medida pretende auxiliar os devedores a se preparar para a negociação, com informações sobre como descobrir quais são suas dívidas, quando vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento poderá ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento da negociação.
Na página, o interessado em participar do programa encontrará, por exemplo, um link para o Registrato, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras.
A ação vai estar disponível durante todo o mês de novembro.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780