A melhor forma de combater a dengue é evitar o desenvolvimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Um dos locais que a população deve ter cuidado é com a caixa d’água. Ela pode se tornar um dos principais criadouros do mosquito se não estiver devidamente tampada e limpa, segundo alerta a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana.
Um dos maiores problemas que a Vigilância Epidemiológica enfrenta no momento é um número crescente (e preocupante) de caixas d’água sem tampas. Muitas estão assim de longa data. Manter a caixa bem vedada é imprescindível. Assim como realizar a manutenção periódica, com limpezas a cada seis meses. A limpeza é importante não só para combater a dengue, mas para evitar outras viroses que podem ocorrer sem a higienização correta da caixa.
“Mesmo com as orientações do agente de endemias, os moradores resistem em realizar a devida vedação. Por causa das chuvas e dos ventos fortes, mais tampas têm se soltado. Mesmo assim, os proprietários de diversos imóveis, não têm o cuidado de colocá-las no lugar”, disse a secretaria em nota.
A higienização da caixa d’água e o seu tampamento de forma correta evitam a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus. Além dessas doenças, esse descaso pode resultar em gastroenterites, hepatite A e leptospirose, entre outras.
“Esses cuidados são extremamente importantes para garantir o armazenamento correto da água a ser utilizada no consumo de casas e prédios comerciais ou residenciais. Para manter a boa qualidade da água e garantir que ela fique livre de impurezas, o indicado é que a limpeza seja realizada de seis em seis meses”, alerta a pasta.
Para evitar os focos do mosquito da dengue, é necessário também evitar o acúmulo de água em latas, pneus e embalagens e verificar sempre lixeiras e vasos de plantas.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780



