Sempre com muita cor, música, expressão e beleza, mas, sobretudo, com uma pegada política muito forte, a parada LGBTQIA+ já tem data para ser realizada em Nova Serrana: 31 de julho, a partir de 12h na Avenida Dom Cabral.
O evento chega a sua oitava edição com o tema: “Não anule-se. Vote!”. Neste ano haverá eleições gerais (2 de outubro, para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de um segundo turno), onde serão eleitos o Presidente, o vice-presidente e o Congresso Nacional.
“Entendemos que no ano eleitoral de 2018 muitas pessoas protestaram nas urnas anulando seus votos, e o resultados estamos vivendo na atualidade com retrocessos, anulação de vidas, direitos e progresso, seja na economia, no meio ambiente ou nas conquistas sociais. E este ano é o momento de mostrar mais uma vez o nosso direito à VIDA, À DIGNIDADE E À JUSTIÇA. Então o tema da nossa parada buscar estimular a participação do processo democrático através do voto, pois não participar pode custar caro, e para muitos até a existência, razão das inúmeras ocorrências de Preconceito e Discriminação no país e na região contra a comunidade LGBT. É importante participarmos na vida pública e política, buscando sempre o respeito e nossa inserção na comunidade garantindo nossa pluralidade”, afirma o presidente do Movimento LGBTQIA+, Adan Pitter.
A violência contra a população LGBT se expressa de diversas maneiras, sendo todas elas mecanismos de controle da ordem social e forma de anulação das diferentes expressões sexuais e de gênero, como detalha o presidente do movimento: “O Relatório Mundial da Transgender Europe mostra que, de 325 assassinatos de transgêneros registrados em 71 países nos anos de 2016 e 2017, um total de 52% – ou 171 casos – ocorreram no Brasil. E segundo o levantamento do Grupo Gay da Bahia, cada 29 horas um LGBT é morto ou suicida em virtude da sua sexualidade. E mortes por LGBTfobia crescem 33% em um ano. Com 316 vítimas, dossiê aponta crescimento de 33% no número de mortes violentas da população LGBTQIA+. A Parada vem buscar políticas públicas que garantam e assegurem a essa população o direito de existir. Mesmo com esses números alarmantes, hoje contamos com uma série de instrumentos para garantir nossa cidadania e punir aqueles que ousam em não respeitar”.
Portanto, Não apenas em Nova Serrana como em todo o mundo, as paradas são ações afirmativas para a comunidade LGBT+ que comemora o orgulho e a cultura de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgênero (LGBT), e por vezes de outros grupos tipicamente ligados à comunidade LGBT+. “A realização da parada se dá em respeito aos direitos humanos e o reconhecimento dos direitos relacionados ao exercício da sexualidade, orientação sexual e a vivência digna das diversas identidades de gênero; Combater ao preconceito com o ser humano em situação de vulnerabilidade social, em especial gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais e demais grupos vulneráveis socialmente; Incentivar a aprovação de legislações especificas contra homolesbotransfobia nos três âmbitos da União; Valorização da produção artística da comunidade local regional e LGBT; Além de fomentar o comercio e o turismo local. E hoje a nossa Parada é um evento oficial do calendário da cidade, conforme a Lei Municipal de n° 2.712/19 e ficha de registro junto IPHAN-MG”, explica Pitter.
Assim como nos anos anteriores, a população pode esperar muito brilho, cores, boa música e diversão. A festa terá apresentações de: Larah Bia, Layla Miller, Rainha dos LGBT+ Tereza Cristina, DJ Eddy, Cristiano Negrada, Evellyn Loren, Alicia Belatriz, Rick Moura, Cristal Lopes, Big Loira, Marcela Miller, Pandora Vermonth, MC Jorge Famosinho, Priscila Klum.
“As atividades culturais e sociais presam pela total diversificação, exemplo este que, nas edições anteriores, as ações foram compostas por artistas da comunidade que emprestaram seus talentos para abrilhantar e valorizar o que temos de melhor! Além de criar espaços para tratar de outras lutas de grupos vulneráveis socialmente como de mulheres, negros, idosos, portadores de necessidades especiais, causa animal, meio ambiente e sobre tudo a cidadania. Por isso, convidamos todos para 8ª Parada do Orgulho LGBT para celebrar o amor e a liberdade”, finaliza.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780
Trending
quarta-feira, outubro 29 - OPERAÇÃO NO RIO CONTRA FACÇÕES CRIMINOSAS REGISTRA 64 MORTES
- FEBRABAN ENDURECE REGRAS CONTRA CONTAS LARANJA E BETS IRREGULARES
- LULA SE REÚNE COM TRUMP NA MALÁSIA E DISCUTE RELAÇÕES ENTRE BRASIL-EUA
- PAPA LEÃO XIV ABENÇOA POVO MINEIRO AO RECEBER OBRAS DE ARTESÃS DO ESTADO DAS MÃOS DO GOVERNADOR
- CÂMARA DE NOVA SERRANA INSTALA PROCURADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA SERRANA SE PREPARAM PARA A APLICAÇÃO DO SAEB 2025
- PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA EM 4,9% A PARTIR DESTA TERÇA (21)
- SAIBA COMO GARANTIR DESCONTO DE ATÉ 50% NA CONTA DE ÁGUA COM A TARIFA SOCIAL



