No último dia 18, o deputado Fábio Avelar protocolou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a Comunicação 213/2023 da constituição da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista do Estado de Minas Gerais. A criação da mesma contou com o apoio da maioria dos parlamentares estaduais. “Desde que assumi uma cadeira em nossa Casa Legislativa, em 2015, venho lutando pela indústria calçadista de Minas Gerais, em especial pelo Polo de Nova Serrana, que inclui ainda mais 11 municípios da região Centro-Oeste. Essa Frente Parlamentar é mais uma ação na busca por mais investimentos e consequentes crescimento da produção e geração de empregos e renda do setor”, explica o deputado Fábio Avelar.
Além dos empregos gerados e dos tributos pagos para o Poder Público, que geram investimentos sociais em educação, saúde e infraestrutura em geral, o setor calçadista de Minas Gerais transforma realidades, sendo um dos grandes responsáveis pela existência de parcerias públicas/privadas com grandes resultados para a sociedade. “Nova Serrana é um exemplo da força da indústria calçadista de Minas Gerais e do Brasil. Além dos trabalhos individuais e a geração de empregos e renda, temos várias parcerias públicas/privadas resultantes em grandes conquistas para a população, como na construção da sede da Delegacia Regional de Polícia Civil, reforma da sede do Pelotão do Corpo de Bombeiros (que está prestes a ser elevado à Companhia), investimentos no Hospital São José, entre outras”, garante o deputado Fábio Avelar.
Sapatos, sandálias, chinelos, tênis esportivos e casuais, botas, galochas, entre outros modelos, fazem parte da cadeia produtiva do Estado, que vende produtos no Brasil e no Exterior.
Além de Nova Serrana, fazem parte do Polo os municípios de Perdigão, Araújos, São Gonçalo do Pará, Bom Despacho, Conceição do Pará, Divinópolis, Igaratinga, Leandro Ferreira, Onça do Pitangui, Pará de Minas e Pitangui.