Os vereadores da Câmara de Nova Serrana receberam a visita do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, na quinta-feira (04). Ele veio a cidade para uma visita técnica ao Frigoserrana e também veio para debater algumas pautas e políticas públicas para o município, voltadas para o setor rural.
O secretário estadual destacou que o trabalho que a Câmara de Nova Serrana tem feito, por meio de seus vereadores, é um trabalho de referência em toda a região. Ele aproveitou a oportunidade para estabelecer uma parceria para fomentar a agricultura familiar com a viabilização de um trator do Programa Fertiliza Brasil; um kit Feira para auxiliar os pequenos agricultores; além da aquisição de mata-burros para melhorias nas estradas rurais para o trânsito dos moradores e escoamento de produção; e o fomento da regularização fundiária rural. O trabalho conjunto entre a Câmara, a Secretaria Estadual de Agricultura, deputados da região e outros parceiros também será direcionado para a viabilização de recursos para a construção de uma sede própria para o Sindicato Rural de Nova Serrana, que já possui um terreno que foi cedido pelo município com a aprovação da Câmara Municipal.
Além do presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD), participaram do encontro os vereadores Dete do Katôco (AVANTE), Geraldo Eletricista (PDT), Dué (PSD), Admilson Cheiroso (PV) e Zé Faquinha (MDB), assim como o proprietário do Frigoserrana, Alvimar Francisco; os presidentes dos Sindicatos Rurais de Bom Despacho e Moema, respectivamente Patrick Brauner e Edélcio José Cançado; e o representante da ASRROM – Associação dos Sindicatos Rurais do Oeste de Minas, José Eder Leite.
O vereador Cabral destacou como é fundamental essa proximidade entre os vereadores e a Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, para que mais benefícios sejam conquistados e fortaleça ainda mais o trabalho da Câmara em prol do meio rural. O presidente da Câmara ainda enfatizou que o acompanhamento das questões rurais será ainda mais efetivo, pois a Câmara está atualmente trabalhando na atualização do Regimento Interno para a criação de uma nova comissão. “Sabemos da importância dos pequenos e grandes produtores para o município e também estamos cientes da necessidade de mais investimentos e cuidados com o setor agropecuário. Diante disso, estamos trabalhando na criação de uma nova Comissão Permanente de Agropecuária, para que os vereadores tenham condições de estarem mais próximos dos problemas e soluções que afetam a área”, relatou Cabral.