O governador Romeu Zema sancionou, nesta segunda-feira (12/1), o projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a doar à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) o imóvel para o funcionamento exclusivo do Hospital Regional de Divinópolis (HRDV).
“Grande dia para os mineiros. Está cada vez mais próxima a entrega de mais um hospital regional, o de Divinópolis. A unidade de saúde será uma das mais modernas do estado e atenderá mais de um milhão de mineiros da cidade e região. Um passo importantíssimo na melhoria da nossa saúde”, destacou Romeu Zema.
A assinatura sela um alinhamento realizado entre o governador Romeu Zema e o ministro da Educação, Camilo Santana, no final de outubro, e dá mais um passo importante para a inauguração da nova unidade de saúde. A medida tem como principal objetivo garantir a assistência de saúde adequada aos mineiros, especialmente os da região Centro-Oeste.
Desde outubro, o processo para a passagem definitiva do imóvel está ocorrendo simultaneamente aos trâmites da legislação. Agora, junto à sanção, o governador Romeu Zema também assinou despacho governamental determinando que Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) intensifique os esforços, no âmbito de suas competências, para concluir a doação do imóvel, reafirmando o compromisso com a realização de ações conjuntas em prol da saúde pública em Minas Gerais.
“Em 2018, expressei minha meta de retomar as obras que estavam abandonadas no estado por gestões anteriores. O Hospital Regional de Divinópolis era uma delas”, disse o governador.
As obras do HRDV estavam paralisadas desde 2016 e foram retomadas efetivamente em 2023.

História
Em fevereiro de 2025, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de São João del-Rei, o Governo de Minas e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a gestão do HRDV.
Agora, com a conclusão da doação do imóvel, prevista para as próximas semanas, a Ebserh poderá tomar as medidas necessárias para a compra de equipamentos para a unidade de saúde, a partir de acordo com a SES-MG, e formalizar os contratos de prestação de serviços necessários para a operacionalização do hospital.
Isso porque, após a entrega das obras, a responsabilidade de gerir e organizar todas as logísticas necessárias para o efetivo funcionamento do hospital cabe à entidade gestora, sempre acompanhadas pelo Governo de Minas, por meio da SES-MG. No caso do Hospital Regional de Teófilo Otoni, por exemplo, cujas obras já foram entregues, a gestão será do Instituto Mário Penna.
O Governo de Minas também retomou as obras paradas dos hospitais regionais de Sete Lagoas, Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete, todas previstas para serem finalizadas até o fim de 2026.
Perfil do HRDV
Avaliado em R$ 184 milhões, o imóvel do HRDV está inserido em uma área de 17 mil metros quadrados construídos.
O hospital vai atender 54 municípios da região Centro-Oeste. A edificação tem 16.761,80 metros quadrados de área construída em um terreno de 53.464 metros quadrados e foi projetada para atender casos de média e alta complexidade.
Serão 202 leitos, sendo 30 de UTI, dez de UTI neonatal, outros dez de Cuidados Intermediários Neonatais Convencional (UCI) e cinco de UCI Canguru. Também contará com 69 leitos de internação adulta, 31 para internação pediátrica, 20 leitos de observação no pronto atendimento, três de emergência e 12 consultórios para urgência e emergência.
O hospital disponibilizará atendimentos de obstetrícia clínica, obstetrícia cirúrgica, além de Centro de Parto Normal (CPN) tipo II e Gestação de Alto Risco (GAR) tipo II.
Também será disponibilizado acesso às clínicas cirúrgicas para procedimentos nas áreas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e endovascular e procedimentos cirúrgicos na área de urologia. Além disso, atendimentos em clínica médica, pediatria clínica, oftalmologia e cuidados com a saúde mental serão outros serviços ofertados pelo hospital.
Os recursos de R$ 40 milhões para a conclusão do HRDV são provenientes do Acordo Judicial assinado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública de Minas e a mineradora Vale S.A após o rompimento das barragens em Brumadinho, em 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais e ambientais.




2 Comentários
QQ88 – A trusted online betting platform with clear legality, high security, diverse games, 24/7 support, transparent operations, and fast payouts. QQ88 COM
QQ88 là nền tảng giải trí trực tuyến uy tín, cung cấp casino, thể thao, bắn cá, nổ hũ với hệ thống bảo mật cao, giao diện mượt và hỗ trợ người chơi 24/7.