O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, nesta terça-feira (10/2), da cerimônia de conclusão das obras do Hospital Regional de Divinópolis (HRD), no Centro-Oeste de Minas – um marco histórico para a saúde pública da região.
Projetado para atender casos de média e alta complexidade, o hospital contará com 202 leitos no total, sendo 30 de UTI adulto, dez de UTI pediátrica, dez de UTI neonatal, além de maternidade com quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), pronto atendimento, bloco cirúrgico com oito salas, ambulatório e setor de diagnóstico e terapia, com exames como tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia e raio-x.
“Uma felicidade muito grande estar aqui no Hospital Regional de Divinópolis e, dessa vez, para poder entregá-lo para a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que já recebeu, há seis meses, R$ 85 milhões do Estado para equipar e colocar aqui tudo o que é necessário para o hospital funcionar”, disse o governador.
“Por parte do Governo de Minas, os investimentos foram feitos, e o hospital está totalmente completo. A saúde aqui da região, a partir de agora, passa a viver uma nova era”, completou Romeu Zema.
A unidade oferecerá ainda atendimentos em obstetrícia clínica e cirúrgica, Centro de Parto Normal tipo II, Gestação de Alto Risco tipo II e especialidades como cirurgia geral, pediátrica, ortopedia, cardiologia, neurologia, urologia, clínica médica, pediatria, oftalmologia e saúde mental.
“Este hospital atenderá pacientes nas diversas frentes hospitalares, com foco em trauma, urgência aberta, PA, atendimento cirúrgico, oncológico, cirúrgico, vascular, hemodinâmica, obstetrícia de alta complexidade e também em recém-nascidos que apresentem quadros mais graves”, destacou Mateus Simões.
A macrorregião Oeste reúne 54 municípios e tem população estimada em cerca de 1,2 milhão de habitantes. O início da operação do hospital vai ampliar a oferta de atendimentos especializados, reduzir a necessidade de transferências e fortalecer a capacidade resolutiva da rede pública regional.



