Uma das novidades para a declaração deste ano do Imposto de Renda Pessoa Física, a ampliação da declaração pré-preenchida, baseia-se em informações declaradas por terceiros em outros documentos enviados ao Fisco. Com base no cruzamento de dados, a Receita Federal elabora um formulário com informações inseridas que dispensa o cidadão da tarefa de inserir manualmente os dados na declaração.
Ao todo, três fontes de informação são usadas: a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) e Declaração de Serviços Médicos (DMED). Cabe ao contribuinte apenas verificar os dados e confirmar o envio da declaração ou corrigir e complementar informações, se necessário.
Por meio da Dirf, a Receita tem acesso às fontes de renda do trabalhador com carteira assinada. O documento é obrigatório para todas as pessoas físicas e jurídicas que fizeram pagamentos com retenção na fonte de Imposto de Renda, de contribuições sociais, do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
A Dirf também deve ser entregue por quem não reteve Imposto de Renda em três situações: pagamento, crédito ou remessa a pessoas físicas ou jurídicas residentes no exterior; candidatos a cargos eletivos, inclusive vices e suplentes; e organizações nacionais ou regionais que administram esportes olímpicos. A declaração tem como objetivo evitar a sonegação ao informar valores retidos. As micro e pequenas empresas integrantes do Simples Nacional estão dispensadas de emitir o documento.
– Imóveis
Surgida em 2003, a Dimob deve ser entregue por todas as empresas que exercem as atividades de locação, intermediação ou venda de imóveis. Por se enquadrarem na atividade de intermediação, os corretores de imóveis também são obrigados a enviar a declaração.
O documento só deve ser entregue se a empresa tiver faturado no ano anterior. Caso não tenha apresentado faturamento, o envio é dispensado. Qualquer valor recebido deve estar amparado por uma nota fiscal. A Dimob permite ao Fisco obter informações sobre ganhos de capital na compra de imóveis.
Caso a pessoa física tenha vendido imóveis no ano anterior, o lucro deve ser informado na Declaração do Imposto de Renda. No entanto, o contribuinte pode ser isento caso compre outro imóvel residencial usando o valor integral da venda do outro patrimônio.
– Recibos
Em relação à DMED, o envio tem como objetivo principal comprovar as deduções do contribuinte com gastos de saúde na declaração do Imposto de Renda. Desde 2009, o documento deve ser enviado por profissionais de saúde, para evitar discrepâncias entre os recibos e notas fiscais declarados pelos pacientes e os valores informados pelos prestadores de serviço.
O documento deve conter as informações de pagamentos recebidos por pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde. As seguintes áreas são abrangidas: prestadores autônomos de serviços médicos e de saúde, operadoras de planos privados e empresas que prestam serviços de saúde. Somente serviços prestados a pessoas físicas devem ser declarados. Serviços de saúde prestados a pessoas jurídicas ou ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão fora da Dimob.
– Ampliação
Os três documentos devem ser enviados até o último dia de fevereiro pela Receita Federal para que as informações sejam inseridas na declaração pré-preenchida. O formulário pré-preenchido estará disponível no Centro de Atendimento Virtual a partir de 25 de março. Desde 2014, os contribuintes com certificado digital têm esse serviço à disposição. A partir deste ano, quem tiver login no Portal de Serviços do Governo Federal (Gov.br) também poderá receber a declaração preenchida eletronicamente.
(Via: Agência Brasil)
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787
Trending
quarta-feira, setembro 24 - NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO SERÁ APRESENTADO NESTA QUARTA (24) PELA PREFEITURA DE NOVA SERRANA
- GOVERNO DE MINAS ALERTA PARA POSSIBILIDADE DE TEMPESTADES, VENDAVAIS E GRANIZO EM PARTE DO ESTADO ATÉ QUARTA-FEIRA (24)
- NOTA FISCAL MINEIRA TERÁ PRÊMIO ESPECIAL PARA COMPRAS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
- PRIMAVERA 2025 COMEÇA COM CHEGADA DE FRENTE FRIA, TEMPORAIS E FORTES VENTOS
- VACINAÇÃO CONTRA O HPV ESTÁ DISPONÍVEL NAS UBS’S DE NOVA SERRANA
- CARTÃO DO SUS SERÁ UNIFICADO COM DADOS DO CPF DO USUÁRIO
- JAINS KIDS MOVIMENTA NOVA SERRANA COM ESPORTE E INTEGRAÇÃO
- MOTORISTAS JÁ PODEM REGULARIZAR VEÍCULOS VIA PIX DURANTE BLITZ E EVITAR CUSTOS COM GUINCHO E PÁTIO
5 Comentários
Предлагаем ознакомиться керамогранит для ванной в москве. Если вам понадобится керамогранит для ванной в москве обращайтесь
Приглашаем вас посетить наш сайт-блог tellmi, где собраны интересные материалы на самые разные тематики! Здесь вы найдете полезные статьи, свежие новости и увлекательные обзоры — каждый сможет выбрать что-то по душе. Заходите, читайте и делитесь впечатлениями!
Ты готова изменить свое тело и настроение? Присоединяйся к каналу тренер для женщин, где ты найдешь персональные тренировки дома, питание без жестких диет и мотивацию каждый день. Начни свой путь к идеальной форме прямо сейчас!
Открыл для себя многофункциональный портал – просто находка для активных людей!
Особенно впечатлил раздел: Авиация
Сочетает в себе блог, новостной портал, справочник, сервисы и доску объявлений. Всё необходимое под рукой в одном месте!
Обнаружил качественный ресурс с экспертными материалами на различные темы!
Рекомендую изучить статью: Сделки с долями в недвижимости
Информация подается доступно, много практических примеров. Плюс удобные сервисы и возможность общения с другими пользователями.