O Governo de Minas Gerais publicou no Diário Oficial de ontem (26) o Decreto 48.195, com as regras para adesão das empresas ao programa de regularização tributária, conhecido como refis.
Conforme o documento da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), os contribuintes poderão quitar suas dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à vista ou de forma parcelada, com descontos que vão de 50% a 90% sobre juros, multas e outros acréscimos legais.
O programa de regularização tributária alcança todos os débitos de ICMS em aberto ou parcelados, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizada ou não sua cobrança, referentes aos fatos geradores (como vencimentos, operações realizadas ou notas fiscais emitidas) ocorridos até dezembro de 2020. Para ingresso no programa, o contribuinte deverá consolidar todos os débitos em aberto. Mesmo as empresas que perderam parcelamentos anteriores poderão aderir novamente.
– Prazos e condições
A adesão pode ser feita mediante requerimento de habilitação para pagamento, à vista ou parcelado, até 16/8 de 2021. O requerimento será efetuado no Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (Siare), disponível no site da Secretaria de Estado de Fazenda.
Alternativamente, o requerimento poderá ser apresentado na Administração Fazendária de circunscrição do requerente ou nos Núcleos de Contribuintes Externos localizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. O percentual de desconto varia de acordo com a quantidade de parcelas contratadas, conforme a tabela na imagem.
Ressalta-se que as reduções se aplicam somente aos juros, multas e outros encargos aplicados sobre a inadimplência, estando preservado o valor do imposto devido aos cofres públicos.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787
Trending
sexta-feira, agosto 8 - TARIFAÇO NORTE-AMERICANO DEVE IMPACTAR 80% DOS EXPORTADORES DE CALÇADOS
- CÂMARA DE NOVA SERRANA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS
- MINAS GERAIS ULTRAPASSA MARCA HISTÓRICA DE 1 MILHÃO DE EMPREGOS FORMAIS CRIADOS DESDE 2019
- POLÍCIA CIVIL PRENDE EM NOVA SERRANA TRIO ACUSADO POR HOMICÍDIO EM SÃO GONÇALO DO PARÁ
- PMMG ADOTA NOVO APLICATIVO PARA AGILIZAR ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
- UNIDADES DE SAÚDE ABERTAS NESTE SÁBADO (2) EM NOVA SERRANA
- NOVA EDIÇÃO DO DESENROLA BRASIL ESTÁ EM ESTUDO PELO GOVERNO
- VEREADORES DE NOVA SERRANA PASSAM A SE REUNIR ÀS SEGUNDAS-FEIRAS