APÓS VIRAR RÉU, BOLSONARO NEGA DECRETO DE GOLPE DE ESTADO

4
124
Logo após virar réu por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou se defender, nesta quarta-feira (26), negando que tenha articulado a minuta para um golpe com os comandantes das Forças Armadas para suspender as eleições de 2022, conforme sustenta a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
 
“Antes de uma hipotética assinatura de um decreto de um Estado de Defesa, como está no artigo 136 da Constituição, o presidente da República tem que convocar os conselhos da República e da Defesa. Aí seria o primeiro passo. Não adianta botar um decreto na frente do presidente e assinar. Não convoquei os conselhos, nem atos preparatórios houve para isso”, destacou o ex-presidente.
 
Sem responder aos questionamentos dos jornalistas, Bolsonaro falou por 50 minutos em frente ao Senado, em Brasília, ao lado de aliados no parlamento, logo após o resultado do julgamento da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que o tornou réu.
 
O ex-presidente voltou a sugerir, sem provas, que as urnas eletrônicas não são seguras, afirmou ser um perseguido e criticou o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
 
A denúncia da PGR contra Bolsonaro sustenta que o ex-presidente realizou uma reunião no dia 7 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada, com os comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha, onde teria sido apresentada a minuta do golpe para suspender as eleições, o que consolidaria uma ruptura democrática na visão do MP.
 
A denúncia afirma que o comandante da Marinha, Almir Garnier, teria topado o golpe, sendo a proposta rejeitada pelos demais comandantes. Ainda segundo a PGR, Bolsonaro tinha um discurso pronto para após o golpe encontrado na sala dele na sede do Partido Liberal (PL).
 
Ao comentar o julgamento que o tornou réu, o ex-presidente Bolsonaro argumentou que os comandantes militares jamais embarcariam em uma “aventura” de golpe de Estado. Disse ainda que “discutir hipóteses de dispositivos constitucionais não é crime”, em referência à minuta de Estado de Sítio ou de Defesa que tem sido interpretada pela PGR com o ato decisivo. (AGÊNCIA BRASIL/IMAGEM: LULA MARQUES)

4 COMMENTS

  1. Struggling to lose weight? AquaSculpt is transforming weight loss with its natural, fast-acting capsules. Packed with proven AquaSculpt ingredients, these capsules burn fat, boost energy, and deliver real AquaSculpt results in weeks. Curious about AquaSculpt reviews? Users love its effectiveness and zero AquaSculpt side effects. Want to know AquaSculpt how to use? It’s simple—take daily and watch the pounds melt away. Ready to try? AquaSculpt buy now at http://aquasculpt.best and sculpt your dream body today!

  2. I have not checked in here for some time since I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I’ll add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here