As mudanças na rotina a que todos estavam acostumados antes da pandemia de covid-19, as alterações de humor e de hábitos alimentares vêm sendo verificadas por estudos como possíveis colaboradoras para o aumento de casos de doenças autoimunes e de saúde mental. Um exemplo é a herpes-zóster, doença infecciosa causada pelo mesmo vírus da catapora, que pode voltar a surgir durante a idade adulta provocando bolhas vermelhas na pele.
Para entender as causas do aumento dessa doença durante a pandemia, pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), desenvolveram o estudo “Increase in the number of Herpes Zoster cases in Brazil related to the Covid-19 pandemic” (“Aumento no número de casos de herpes-zóster no Brasil relacionados à pandemia de covid-19”).
Segundo o coordenador da pesquisa, professor Hercílio Martelli Júnior, o estudo avaliou a frequência dos casos clínicos de herpes-zóster, em todas as macrorregiões brasileiras, comparando o período pré-pandêmico com o curso da covid-19. “Observou-se que, no período que antecedeu a pandemia, tínhamos 30,2 casos de herpes-zóster para cada 1 milhão de pessoas. Durante a pandemia, este número saltou para 40,9 casos por 1 milhão de indivíduos”, informa.
Apesar disso, o coordenador destaca que ainda não é possível estabelecer os mecanismos imunológicos que podem estar envolvidos nestas alterações. “Mais estudos, com outras populações e diferentes desenhos metodológicos, irão ampliar a compreensão destes resultados clínicos”, observa. Além de Hercílio Júnior, também participaram do estudo as professoras da Unimontes Célia Maia e Daniella Martelli e o professor Luiz Fernando de Rezende, os professores Nelson Pereira Marques, da Unicamp, e Edson de Lucena, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
– Métodos e resultados
O estudo teve como objetivo reunir informações capazes de refletir a realidade de todas as cinco macrorregiões brasileiras (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). A partir daí, foi feita análise dos dados quantitativos consolidados, extraídos do Sistema Único de Saúde (SUS) entre março e agosto de 2020, durante a pandemia da covid-19. “Para efeito comparativo, no mesmo período cronológico, foram adotados os dados de 2017 a 2019, período este pré-pandêmico”, informa Hercílio Júnior.
Foi observado o aumento de casos em todas as macrorregiões do país. “Por exemplo, foi verificado este incremento da ocorrência de herpes-zóster, variando de +23,6% no Nordeste a +77.2% na região Centro-Oeste”, cita o pesquisador. No geral, o país teve um aumento de 35,4%, comparando o período de pandemia com o intervalo pré-pandêmico.
– Herpes-zóster
Conhecida popularmente como cobreiro ou zona, a herpes-zóster é uma doença contagiosa para aquelas pessoas que nunca tiveram catapora ou que não foram vacinadas, já que são doenças causadas pelo mesmo vírus. Contudo, diferente da varicela, a herpes-zóster não é transmitida por via respiratória.
Uma das principais características do cobreiro é que a lesão não ultrapassa a metade do corpo, ou seja, a linha média que divide o corpo em duas partes: o lado direito e a lado esquerdo. Outra característica é que o vírus fica incubado no nervo e pode voltar a surgir a qualquer momento, principalmente quando há uma baixa na imunidade do sistema imunológico.
(Via: Agência Minas)
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787



11 Comentários
It’s going to be end of mine day, except before
ending I am reading this impressive piece of writing to improve my know-how.
Hi there! Someone in my Myspace group shared
this website with us so I came to take a look.
I’m definitely loving the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers!
Superb blog and outstanding design.
Thanks for sharing your thoughts about Onlyfans.
Regards
My family always say that I am killing my time here at web, however I know
I am getting experience daily by reading thes fastidious articles or reviews.
Hurrah, that’s what I was exploring for, what a information!
existing here at this blog, thanks admin of this web page.
Sweet blog! I found it while searching on Yahoo News.
Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
I’ve been trying for a while but I never seem to
get there! Appreciate it
Wonderful web site. Lots of helpful information here.
I’m sending it to several friends ans also sharing in delicious.
And naturally, thanks in your sweat!
Nice post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!
Extremely useful information particularly the last part :
) I care for such info much. I was seeking this particular
information for a very long time. Thank you
and best of luck.
Great goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just extremely excellent.
I really like what you have acquired here, certainly like what you are saying and
the way in which you say it. You make it enjoyable and you still care for
to keep it sensible. I can not wait to read far more from you.
This is really a terrific web site.
Thank you for sharing your thoughts. I truly appreciate
your efforts and I will be waiting for your next write ups
thank you once again.
I’m curious to find out what blog platform you’re utilizing?
I’m experiencing some small security problems with my latest site and I’d like to find something more safeguarded.
Do you have any recommendations?