CÂMARA DE NOVA SERRANA INICIA ATIVIDADES DO PARLAMENTO JOVEM 2023

15
331
Parlamento Jovem em Nova Serrana no ano de 2019

A Câmara Municipal de Nova Serrana realizará a cerimônia de Lançamento do Programa Parlamento Jovem 2023, nesta terça (9), às 19 horas, durante a programação da 13ª Reunião Ordinária dos Vereadores.

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Em 2023, o PJ Minas realiza sua 19ª edição, com 146 câmaras municipais parceiras, sendo 44 ingressantes. As cidades participantes estão distribuídas em 20 polos regionais. Todo o programa é desenvolvido em rede, com a troca de informações e conteúdos entre as cidades e os polos participantes. Mas as discussões também são regionalizadas, e o foco das sugestões pode mudar de cidade para cidade, tornando o resultado ainda mais rico.

 

Jovem e Mercado de Trabalho

Este ano, o tema para debate é “Jovem e mercado de trabalho”. Os subtemas definidos pela coordenação estadual são os seguintes: 1) Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho; 2) Escolaridade e qualificação profissional; e 3) Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.

A cada ano, os professores, vereadores e/ou servidores das câmaras municipais que atuam como coordenadores do projeto estudam e discutem o tema com os alunos. Nas oficinas, são geralmente convidados especialistas para falarem aos estudantes. Os coordenadores procuram estimular e acompanhar o crescimento desses jovens, em termos de consciência sobre a política e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.

 

Etapas do Programa

O projeto é estruturado em etapas municipais e regionais e na estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Ao final, as propostas elaboradas e votadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG e podem se transformar em propostas de ação legislativa, com vários desdobramentos práticos no Parlamento Mineiro.

15 COMMENTS

  1. I do like the way you have presented this challenge plus it really does provide me a lot of fodder for thought. On the other hand, because of what precisely I have seen, I really trust as the actual opinions pack on that individuals continue to be on point and not start upon a soap box involving the news du jour. Still, thank you for this excellent piece and even though I do not really go along with this in totality, I regard your perspective.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here