CAMPANHA DA FRATERNIDADE FOCA NO DIÁLOGO E BUSCA POR UNIDADE

30
298
Com mensagem de apresentação do Papa Francisco, foi lançada nesta quarta (17), a Campanha da Fraternidade 2021 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela é ecumênica e conta com parceria do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, um convite às pessoas para que busquem a unidade e evitem a radicalização desses novos tempos. As informações são da CNBB.
A abertura simbólica e virtual da campanha foi uma escolha das entidades que fazem parte da iniciativa, como forma de prevenção da covid-19. Ás 10h houve a divulgação de um vídeo, por meio das redes sociais da CNBB, com pronunciamentos de representantes das igrejas que compõem o Conic e a apresentação da mensagem do Papa Francisco, que falou sobre a CFE e a quaresma.
No vídeo, dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, lembrou os mais de 230 mil mortos pelo novo coronavírus. “A esses e essas, nossa saudade e nosso compromisso por lutarmos até onde for possível para que essa pandemia encontre o seu término e sejamos capazes de construir um mundo eminentemente marcado pela fraternidade”, disse dom Joel.
– Maturidade para o distanciamento
“É certo que a fraternidade exige presença, contato, convívio. Mas, exige também maturidade suficiente para podermos viver o distanciamento quando, por razões que nos ultrapassam, ele se faz necessário”, disse o bispo.
Dom Joel enfatizou, no vídeo, que esta Campanha da Fraternidade traz consigo um significado que não se podemos perder. “Perplexas pela pandemia, as igrejas que compõem o Conic e algumas igrejas observadoras uniram-se e identificaram no tema do diálogo a mensagem que nosso tempo necessita”, disse.
Segundo o bispo, é triste ver que nosso tempo vem apresentando a marca das radicalizações, das polarizações, com o desrespeito às pessoas, em especial às mais simples e mais fragilizadas. “Nosso tempo necessita que radicalizemos a fraternidade e a comunhão, a solidariedade e a partilha”.
– O que é o diálogo, segundo a campanha da fraternidade
Ainda, em seu depoimento, dom Joel afirmou que não se trata, por certo, de querer que todos pensem do mesmo modo, “pois Deus não nos criou clones”. “Trata-se, porém, de perceber que a diferença é convite ao encontro, encontro que se faz exatamente através do diálogo”.
A campanha deste ano, reforçou Dom Joel, “une tudo isso e chega aos fundamentos maiores, ou, como costumamos dizer, aos fundamentos últimos do modo como estamos organizando o mundo atualmente. E o mundo não pode ser organizado a partir da separação, da divisão, do sectarismo, das polarizações, da destruição nem muito menos da morte, que é a consequência de tudo isso”.
O secretário-geral da CNBB também afirmou que a fé ensina de onde vem a divisão. “Ela nos mostra quem é o divisor. Ao contrário, como nos diz a carta aos Efésios, o Senhor Jesus Cristo uniu, formou um único povo, ainda que as diferenças permaneçam. A Campanha da Fraternidade Ecumênica desse ano nos recorda, a partir da Carta aos Efésios, que Cristo derrubou os muros, ou seja, as razões que o pecado faz surgir para a separação”, disse.
Dom Joel pediu para que não nos esqueçamos de que o tema do diálogo se encontra em linha de continuidade com a Campanha da Fraternidade de 2020. “Ano passado, nós fomos convidados a encontrar caminhos para superar a indiferença e construir relações baseadas no cuidado. E essa construção se dá exatamente por meio do diálogo, da busca em comum, envolvendo partilha de ideias, escuta e discernimento”.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

30 COMMENTS

  1. Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine
    Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Thanks! You can read similar article here: Ecommerce

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here