A prefeitura de Nova Serrana assinou, na tarde desta quarta-feira (13), o contrato para implantação e manutenção do projeto Cidade Inteligente. Diversas autoridades locais marcaram presença na solenidade realizada no Centro Administrativo.
A Parceria Público Privada (PPP) prevê a troca dos 15.200 pontos de iluminação da cidade para luminárias de LED, já que além de maior potencial de luminância, também geram maior economia ao município. Também está prevista a implantação de 130 quilômetros de fibra óptica, o que resultará na instalação de 200 câmeras de monitoramento com Centro de Comando e Controle instaladas em mais de 100 pontos estratégicos e quase 40 pontos de wifi nos prédios da administração e espaços públicos.
A proposta é que o Centro de Comando e Controle seja construído no próprio Centro Administrativo e, de lá, agentes da segurança pública de Nova Serrana possam operar e monitorar as câmeras instaladas em pontos estratégicos do município.
– Investimento
A empresa vencedora do processo licitatório foi a Quantum Engenharia Ltda. O valor do contrato para implantação, operação e manutenção dos serviços, é de quase R$66 milhões e foi firmado pelos próximos 25 anos.
“Esse projeto de inovação tecnológica aumenta a possibilidade de atrair investimentos. E são bem vindos todos aqueles que querem investir aqui porque sabem que segurança pública é prioridade”, disse o prefeito Euzebio Lago (MDB).
A Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano será a responsável por acompanhar e fiscalizar o projeto. Segundo o responsável pela pasta, Hedy Wilson, a previsão é de que até um ano todas as lâmpadas tenham sido trocadas. Já a fibra óptica e as câmeras devem estar todas instaladas em até 24 meses.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780