As campanhas nacionais de vacinação contra influenza (gripe) e sarampo terminam nesta sexta-feira (3). O registro de doses nos sistemas de informação do Ministério da Saúde mostra que a cobertura vacinal está bem abaixo da meta, com grande parte do público-alvo das campanhas permanecendo vulneráveis às infecções. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana, até a última terça-feira (31), apenas 46,2% do grupo prioritário havia se vacinado contra a gripe. A meta é imunizar 90%. Segundo a pasta, a população alvo é composta por 17.130 pessoas. Ou seja, apenas 7.913 doses foram aplicadas. Veja os detalhes:
• Trabalhadores da Saúde: 86,6%
• Idosos: 58,1%
• Crianças: 40,1%
• Gestantes: 29%
• Puérperas: 20,2%
• Professores: 12,5%
A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura vacinal para os grupos prioritários. Estão incluídos no grupo prioritário crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, salvamento e forças armadas, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Em relação ao sarampo, a campanha de 2022 foi direcionada aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos. Em Nova Serrana, do total de 7.717 crianças aptas a vacinar, apenas 3.029 receberam a imunização (39,26%). Já em relação aos profissionais de saúde, foram aplicadas 808 doses. Ao todo, são 1.032 profissionais no município. Ou seja, 77,5% do público alvo foi vacinado.
A coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, chama a atenção para a importância dessa imunização para evitar complicações, hospitalizações e óbitos.
“Vacinas salvam vidas. A vacinação é a medida mais eficaz na prevenção de doenças e por isso as pessoas incluídas nos grupos prioritários precisam ser vacinadas. A vacinação interrompe a circulação do vírus, protege a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Como a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza prioriza os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, se alcançarmos no mínimo 90% de cobertura em cada grupo elegível, conseguiremos o que chamamos de imunidade coletiva. Consequentemente, as outras pessoas, que não estão incluídas nos grupos elegíveis, também ficam protegidas”, explica Josianne.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780
Trending
quinta-feira, fevereiro 19 - SERVIÇOS MUNICIPAIS EM NOVA SERRANA TERÃO FUNCIONAMENTO ALTERADO DURANTE O CARNAVAL
- GOVERNO DE MINAS REALIZA CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DAS OBRAS DO HOSPITAL REGIONAL DE DIVINÓPOLIS
- MATRÍCULAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) JÁ ESTÃO ABERTAS EM NOVA SERRANA
- ANVISA ALERTA PARA RISCO DE PANCREATITE LIGADO A CANETAS EMAGRECEDORAS
- CAMPEONATO DE FUTSAL DA FESTA DO TRABALHADOR 2026 ABRE INSCRIÇÕES PARA COMPETIÇÕES MASCULINAS E FEMININAS
- ARTICULAÇÃO ENTRE PREFEITURA E CONCESSIONÁRIA ANTECIPA OBRA DE PASSARELA NA BR-262
- CASA DE CULTURA DE NOVA SERRANA ABRE INSCRIÇÕES E REMATRÍCULAS 2026
- CONFIRA O CRONOGRAMA D0 VACIMÓVEL EM NOVA SERRANA NA PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO




1 comentário
Menarabet