A inadimplência no pagamento das utilities – contas básicas de água, luz e gás – foi a maior em março deste ano em Minas Gerais, representando 25.2% das dívidas. De acordo com o Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil, publicado mensalmente pela Serasa, os mineiros ainda aparecem com as finanças comprometidas com bancos e cartões (24,9%). As contas em telecom seguem em terceiro lugar, com 13,8% e Varejo, concentra 10,4% das dívidas.
Em todo o estado são mais de 6,5 milhões de pessoas inadimplentes. A soma de todas as dívidas é R$ 23,9 bilhões. Já o valor médio da dívida de cada inadimplente está em R$ 3.791,98. Apesar da inadimplência considerável, o Estado é o menos endividado da região Sudeste, e o 21º no ranking nacional, com 37,88% da população adulta inadimplente.
Entre os inadimplentes, o maior número está na faixa etária dos 41 a 60 anos (34,5%), seguida pela faixa de 26 a 40 anos (34,4%). Os homens estão mais endividados com 51,3% do que as mulheres, 48,7%.
– Serasa dá dicas para evitar ou sair da inadimplência
- Fique atento às datas de vencimento da parcela e pague em dia. Assim, você garante que o seu nome não fique negativado. Pagando contas em dia, você aumenta a sua credibilidade no mercado financeiro e consegue juros melhores e parcelamentos maiores para realizar seus sonhos.
- Aproveite o recebimento de renda extra, como o 13º e o saque emergencial do FGTS para quitar suas dívidas.
- Se informe: é importante monitorar sempre o status do seu CPF e utilizar serviços como o Serasa Limpa Nome para quitar suas dívidas com descontos especiais.
- Anote todos os seus gastos para ter noção do próprio orçamento. Esta dica pode parecer simples, mas é muito importante para manter a organização básica das finanças do mês.
- Se possível, utilize a regra 50/30/20 para dividir suas dívidas, sendo eles: 50 para gastos essenciais (como aluguel, comida, contas básicas), 30 para gastos variáveis (cartão de crédito, lazer, etc) e 20 para reserva de emergência.
- Aprenda a dizer não para você mesmo e para aquele familiar ou amigo que sempre pede o seu nome emprestado.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780