CORPO DE BOMBEIROS ALERTA SOBRE GOLPES ENVOLVENDO NOME DA INSTITUIÇÃO

4
132

 

 

Frequentemente empresas de má índole tem relacionado o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em negócios espúrios, mensagens eletrônicas, campanhas de arrecadação, emissão de documentos e até treinamentos como se fossem credenciadas pela corporação. Para evitar que a população caia em golpes ou se envolva com estelionatários, o CBMMG faz um alerta para a nova prática que envolve o nome da corporação.

Há alguns meses, circulou em Minas e outros estados, principalmente nas redes sociais, a divulgação de cursos oferecidos por entidades civis, sem vínculo com o CBMMG, voltados para o público infantil e de adolescentes, com a temática “Bombeiro Aprendiz (civil ou mirim)”. Em algumas situações, as entidades não usam de forma direta o nome do Corpo de Bombeiros, mas em contrapartida se valem da aplicação de cores e traços em suas publicações semelhantes as que compõem a identidade visual da instituição, induzindo as pessoas a acreditarem que existe vínculo.

“Lamentavelmente, não são raros os casos de denúncias de práticas abusivas e até mesmo prejuízos financeiros causados por entidades que lançaram o curso e depois desapareceram, deixando prejuízos e indignação. Neste sentido, o CBMMG tem buscado esclarecer que a corporação NÃO possui vínculo ou parceria com escolas ou cursos de Bombeiro Aprendiz e reitera o desconhecimento da idoneidade de tais empresas”, esclarece o Corpo de Bombeiros.

Algumas escolas propõem a realização de atividades semelhantes as ocorrências atendidas pelos militares (combate a incêndio, primeiros socorros e etc), fato que sugere um pensamento equivocado de que o Corpo de Bombeiros seria responsável pela fiscalização dos cursos. No entanto, cabe esclarecer que a regulamentação, bem como a fiscalização das normas de segurança desses cursos não é de competência do CBMMG.

– Sentença judicial

Já quanto aos cursos de formação de brigadistas, em outubro deste ano, o Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais condenou um centro de formação que atuava de modo irregular, ofertando curso em local não credenciado pelo CBMMG. A situação de irregularidade lesou os discentes, impossibilitando o credenciamento real pela corporação. Os responsáveis pelo centro de formação foram condenados a ressarcir materialmente e moralmente cada um dos autores envolvidos na ação (27 alunos que frequentaram o curso). O fato ocorreu na cidade de Itamarandiba, localizada na região do Vale do Jequitinhonha.

– Saiba como se certificar

É fundamental destacar que todos os cursos e projetos sociais que envolvem o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais são divulgados em nossos canais oficiais (site e mídias sociais). Além disso, sempre que houver dúvida em relação a algum projeto social da corporação, é muito importante que seja a feita conferência por telefone na unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima.

Da mesma forma, para se certificar quanto ao credenciamento da escola junto ao CBMMG, os interessados poderão consultar o site da instituição e ligar nos telefones disponíveis para esclarecer possíveis dúvidas.

JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780

 

4 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here