Nova Serrana tem cerca de 52.500 pessoas que estão com doses em atraso das vacinas contra a Covid-19. O avanço da vacinação é tido por especialistas e autoridades como o principal fator da redução do número de óbitos e internações e todas elas estão autorizadas pela Anvisa, órgão regulador nacional.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atualmente a população acima de 12 anos está estimada em 84.078 pessoas. Destas, 77.406 se vacinaram com a primeira dose ou dose única, o que corresponde a 92%. No entanto, cerca de 6.500 pessoas ainda não foram às unidades de saúde para receberem a primeira aplicação.
Já em relação à segunda dose, a porcentagem cai para 81,6%: aproximadamente 68.655 pessoas se vacinaram. Outras 8 mil estão com a dose em atraso.
Quando o assunto é a terceira dose o cenário é ainda mais preocupante, uma vez que apenas 23% da população foi se vacinar: 19.599 pessoas. Mais de 38 mil estão com a dose de reforço em atraso.
Dose pediátrica
A Semusa informou também que Nova Serrana tem hoje quase 60% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas. No total, 5.281 receberam a primeira dose (58%) e 1.714 foram vacinadas com a segunda aplicação (17%).
Os dados são correspondentes ao dia 13 de abril de 2022.
A pasta informa que maiores de 18 anos, que tomaram a segunda dose há mais de 4 meses, devem receber o reforço da vacina contra Covid-19. A dose será disponibilizada no PSF José Eustáquio, às quartas, quintas e sextas-feiras de 8h às 15h.
Para receber a dose é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:
Documento de identificação;
CPF;
Cartão de vacinação;
Cartão do SUS.
– Prazos
A segunda dose da vacina da Pfizer/BionTech é aplicada pelo menos 21 dias após a primeira dose para pessoas a partir de 18 anos, e pelo menos 56 dias após a primeira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos.
Para quem tomou a CoronaVac, a segunda dose da vacina é aplicada pelo menos 28 dias após a primeira dose, e a segunda dose da vacina da AstraZeneca/Oxford é aplicada pelo menos 56 dias após a primeira dose.
A dose adicional para quem tomou as vacinas CoronaVac, da Pfizer/BionTech e da AstraZeneca/Oxford é aplicada pelo menos quatro meses depois da segunda dose.
A Secretaria de Saúde faz a aplicação da dose adicional com o imunizante disponível no momento na unidade de saúde. Para quem tomou a dose única da Janssen, a dose adicional com o mesmo imunizante é aplicada pelo menos 61 dias depois da dose única.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780