COVID-19: VACINAÇÃO COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA NA UPA DE NOVA SERRANA

17
230
No dia em que Nova Serrana registra a triste marca de 100% dos leitos de CTI-COVID ocupados, por outro lado, a população recebe uma boa notícia: a vacinação contra o coronavírus começa nesta quarta-feira (20) no município. A vacinação está marcada para ocorrer a partir de 13h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Neste primeiro momento, o município vai receber 400 doses da CoronaVac. Portanto, serão vacinados os trabalhadores da saúde que fazem parte do sistema público, seguindo as seguintes prioridades: profissionais que atuam nas unidades de saúde onde ocorrerá a vacinação; profissionais que atuam no ambulatório-covid (UPA); enfermaria-covid (Hospital São José); e CTI-COVID (São José). Cada um receberá a vacina em seu local de trabalho.
Esse primeiro grupo representa cerca de 12,5% de todos os profissionais de saúde de Nova Serrana, uma vez que seriam necessários aproximadamente 1.550 doses. Posterior e gradualmente, todos os demais profissionais de saúde que atuam no município serão vacinados.
A Prefeitura informou que outras 400 doses devem ser enviadas às vésperas da data marcada para a aplicação da segunda dose. Ressalta-se que cada pessoa receberá duas doses para completar o esquema vacinal, em um intervalo de 2 a 4 semanas.
O governo municipal não divulgou quais serão as outras etapas e seus respectivos grupos prioritários. O cronograma municipal de vacinação será definido nas próximas semanas de acordo com a disponibilidade da vacina no Estado.
Em coletiva à imprensa, o prefeito de Nova Serrana, Euzebio Lago (MDB) e a Secretária de Saúde, Glaucia Sbampato, reforçaram a importância de a população manter os cuidados necessários, como usar máscara facial, manter o distanciamento físico, usar álcool gel e evitar aglomerações. As medidas continuam se fazendo necessárias, uma vez que ainda não há vacina para todos.
Das mais de 577 mil doses da Coronavac destinados ao Estado, 60 mil vão ficar para à capital mineira. A vacina CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac. A distribuição foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17).
– Onda Vermelha
Na ocasião, Euzebio também disse que na próxima quinta-feira (21) à tarde, o Comitê de Enfrentamento e Emergência em Saúde se reunirá para analisar os casos de covid-19 no município e decidir se a cidade avança para a Onda Amarela do programa Minas Consciente ou se permanece na fase vermelha. “Infelizmente, pelos números de hoje, a situação é delicada. Por isso precisamos da colaboração de todos. Cada um de nós precisa fazer sua parte, já que éuma doença comportamental”, disse o prefeito.
– Situação local
O Hospital São José de Nova Serrana está com 100% dos leitos de CTI-Covid ocupados. De acordo com o governo municipal, todos os 17 leitos são utilizados nesta terça-feira (19). Segundo o boletim epidemiológico, do total de 24 leitos de enfermaria para covid-19, do hospital, 12 são ocupados no momento (50%).
A Prefeitura também informou que até esta terça-feira, foram contabilizados 1.830 casos de covid-19. Ou seja, 16 a mais do que ontem, quando eram 1.814.
Do total de infectados: seis estão internados, 98 em tratamento domiciliar, 1.662 pessoas se recuperaram e 64 vítimas da doença morreram. Outras quatromortes estão sendo investigadas. O balanço ainda aponta que das 350 pessoas com suspeita de covid-19, 23 estão internadas. Outras 2.334 pessoas testaram negativo e 5.925 receberam alta após o período de monitoramento dos sintomas (mas não realizaram os exames).
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

17 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here