A maioria das vacinas utilizadas contra a Covid-19 usa duas doses para imunização. CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), precisam das duas doses, em intervalos diferentes, para que o esquema vacinal seja completo. Os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção.
Por isso, não é à toa a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde em relação à baixa adesão da população nova-serranense. “Estamos com uma BAIXÍSSIMA adesão à vacinação da covid-19 – especialmente para a segunda dose. Isso nos preocupa porque a vacina só confere imunidade satisfatória quando é realizado a 2ª dose”, alerta a secretária de Saúde Glaucia Sbampato.
Até o momento, 77.944 pessoas receberam a primeira dose em Nova Serrana, enquanto 58.387 foram vacinadas com as duas doses da vacina. Já com a de reforço foram 2.486 aplicações.
“Não fazemos busca ativa, temos divulgado nas mídias da prefeitura e da cidade. É impossível ir atrás de um número tão grande de pessoas, temos que lembrar que é um caso atípico de uma vacinação em massa. Precisamos contar com o entendimento da população em fazer sua parte. Nas unidades de saúde, no momento dos atendimentos rotineiros sempre fazemos uma abordagem com os pacientes sobre a importância das duas doses”, disse a secretária.
As pessoas que não tomaram a segunda dose devem procurar as unidades de saúde José Eustáquio ou o Poliesportivo do bairro Planalto, de 8h às 10h30 e de 12h às 15h, sem necessidade de agendamento. É necessário levar carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS e cartão de vacina.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780