DEFESA CIVIL ALERTA PARA ONDA DE CALOR E BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR

9
307

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) adverte a população mineira diante da onda de calor prevista para atuar até o dia 22/9 e suas consequências. Além disso, a baixa umidade do ar deixa o estado em atenção até o dia 20/9.

 

Com as temperaturas acima dos 39°C em algumas regiões de Minas Gerais, e a umidade não passando dos 40%, a população deve ficar atenta para alguns sintomas físicos, como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e incômodo ao respirar.

 

Previsão do tempo

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a presença de uma massa de ar seco vai deixar os índices de umidade relativa do ar baixos no período da tarde em Minas Gerais.

 

A previsão é de umidade relativa do ar entre 15% e 20% nas mesorregiões Norte, Noroeste, Triângulo / Alto Paranaíba, Oeste, Sul e Central. No centro/sul do Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, oeste do Vale do Rio Doce e no Campo das Vertentes, os índices ficam entre 21 e 30%.  Já na Zona da Mata, centro/leste do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e norte do Jequitinhonha, a previsão é de umidade relativa do ar entre 31 e 40%.

 

Com relação à onda de calor, as temperaturas devem passar dos 30°C em todo o estado.

 

Previsão de temperatura máxima acima de 39°C, à tarde, em áreas das mesorregiões Norte e Triângulo.  Temperatura máxima entre 35°C e 38°C, à tarde, em áreas do Noroeste, Central Mineira, Oeste, Sul e Alto Paranaíba.

 

Temperatura máxima entre 31°C e 34°C, à tarde, em áreas da Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha.

9 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here