DEPUTADOS MINEIROS APROVAM POLÍTICA DE SAÚDE PARA MULHERES PRESAS

0
322

 

 

Em Reunião Extraordinária nesta terça-feira (26), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, o Projeto de Lei (PL) 1.357/15, da deputada Ione Pinheiro (DEM), que cria a Política de Saúde da Mulher Detenta.

O projeto passou na forma do substitutivo nº 1 ao vencido (texto aprovado com modificações em Plenário em 1° turno), apresentado pela Comissão de Saúde. Da forma como aprovado, o projeto altera a Lei 11.335, de 1993, que dispõe sobre a assistência integral pelo Estado à saúde reprodutiva da mulher e do homem, especificando que as ações também se dirigem às mulheres que estão sob custódia no sistema penitenciário estadual.

O objetivo é garantir à população prisional feminina a cobertura da assistência ao pré-natal, ao parto e ao puerpério e o acesso às ações de planejamento familiar, a fim de diminuir os índices de mortalidade materna e aumentar os de aleitamento, além de ampliar as ações de detecção precoce e controle do câncer de mama e de colo do útero.

A proposta de atenção à detenta está em consonância com o princípio da universalização do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a abordagem adotada pelo governo federal ao lançar, em 2014, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade. Por essa política, cada unidade prisional passou a ser também um ponto de atenção da rede de atenção à saúde.

JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here