Entre os dias 21 e 23 de setembro foram realizadas as atividades da etapa estadual do Programa Parlamento Jovem de Minas com a participação de estudantes de 121 cidades, com o apoio das câmaras municipais, divididas em 18 polos. Nova Serrana esteve representada por Ester Laura da Silva que foi eleita como representante do município. A jovem participou dos debates e demais atividades, inclusive da plenária final. O estudante Pedro Araújo também acompanhou a plenária e a votação das propostas sobre saúde mental, juntamente com o coordenador, professor Reginaldo Silva.
O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG em parceria com câmaras e com apoio da PUC Minas.
O plenário da Assembleia foi ocupado por 150 estudantes, que votaram 12 propostas de ações ligadas à saúde mental. Entre elas, atividades preventivas contra os danos provocados pelo mau uso das tecnologias. Além de pensar sobre um problema que afeta cada vez mais a juventude, o programa foi oportunidade para os alunos entenderem melhor o processo parlamentar. Um aprendizado que pode gerar frutos para a cidadania.
Durante a etapa estadual do PJ Minas deste ano, também foi escolhido o tema que será trabalhado pelos estudantes em 2023. Com 190 votos, o tema escolhido para a edição seguinte vai abordar a relação do “Jovem com o mercado de trabalho”.
Ester declarou que as experiências do parlamento jovem foram incríveis por ter a oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares diferentes, e também por poder expressar suas ideias, falar melhor e se comunicar. “O parlamento jovem é a oportunidade de crescer e conhecer mais sobre políticas públicas e também fazer parte do processo de criação de novas propostas para o futuro da nossa cidade e do nosso estado”, declarou a estudante de 17 anos, aluna da Escola Estadual Antônio Martins.
“Tenho certeza que fomos muito bem representados no debate sobre saúde mental com a proposição de ideias que nos ajudaram a compreender melhor e enfrentar os desafios desse tema tão fundamental. Esperamos que em 2023 todos os jovens façam também um excelente trabalho, colaborando com o desenvolvimento de novas sugestões sobre a juventude e o mercado de trabalho”, disse o presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD).
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780



