O governador Romeu Zema vistoriou, na sexta-feira (20/9), o andamento das obras do Hospital Regional em Divinópolis (HRDV). A construção da unidade foi retomada em 2023, após quase dez anos parada, e a previsão é a de que a unidade seja inaugurada em 2025, atendendo os 54 municípios do Oeste de Minas.
No local, Zema verificou as instalações e constatou que houve avanços nos trabalhos.
“Estão seguindo o cronograma previsto. Tudo indica que, em 2025, estaremos aqui inaugurando esse hospital, que conta com mais de 200 leitos. Será uma unidade que vai melhorar muito a saúde, não só em Divinópolis, mas também de toda a região Centro-Oeste”, destacou o governador.
Com a conclusão do HRDV, os serviços de saúde de qualidade estarão disponíveis mais perto de casa para mais de 1,3 milhão de pessoas, eliminando longos deslocamentos para atendimentos médicos e exames mais complexos.
“É um absurdo termos pessoas que saem de casa durante a madrugada para pegar uma van da prefeitura e viajar 300, 400, 500 quilômetros para fazer hemodiálise. Passam o dia inteiro fora, voltam à noite e repetem no dia seguinte”, disse. “O meu governo vai levar a saúde para perto da casa de cada mineiro”, enfatizou Romeu Zema.
Obras em andamento
Neste momento, a pavimentação da área de estacionamento e vias de acesso está quase concluída. Na parte interna, os operários já avançaram na alvenaria e revestimento cerâmico. Também estão em execução a limpeza e fechamento da galeria de redes pluviais, rede elétrica, de informática e hidráulica.
As obras do hospital estavam paralisadas desde 2016. Em função do longo período sem manutenção, é necessário refazer vários itens e também atualizar as instalações para que o projeto siga as normas em vigor.
Desde a retomada das intervenções pelo Governo de Minas, o telhado do hospital foi totalmente revisado, assim como as esquadrias, os revestimentos de parede e os elevadores. (COM AGÊNCIA MINAS)