O Governo de Minas Gerais publicou no Diário Oficial de ontem (26) o Decreto 48.195, com as regras para adesão das empresas ao programa de regularização tributária, conhecido como refis.
Conforme o documento da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), os contribuintes poderão quitar suas dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à vista ou de forma parcelada, com descontos que vão de 50% a 90% sobre juros, multas e outros acréscimos legais.
O programa de regularização tributária alcança todos os débitos de ICMS em aberto ou parcelados, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizada ou não sua cobrança, referentes aos fatos geradores (como vencimentos, operações realizadas ou notas fiscais emitidas) ocorridos até dezembro de 2020. Para ingresso no programa, o contribuinte deverá consolidar todos os débitos em aberto. Mesmo as empresas que perderam parcelamentos anteriores poderão aderir novamente.
– Prazos e condições
A adesão pode ser feita mediante requerimento de habilitação para pagamento, à vista ou parcelado, até 16/8 de 2021. O requerimento será efetuado no Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (Siare), disponível no site da Secretaria de Estado de Fazenda.
Alternativamente, o requerimento poderá ser apresentado na Administração Fazendária de circunscrição do requerente ou nos Núcleos de Contribuintes Externos localizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. O percentual de desconto varia de acordo com a quantidade de parcelas contratadas, conforme a tabela na imagem.
Ressalta-se que as reduções se aplicam somente aos juros, multas e outros encargos aplicados sobre a inadimplência, estando preservado o valor do imposto devido aos cofres públicos.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787
Trending
quinta-feira, agosto 28 - COMEÇA SEGUNDA (1º) A VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DE CÃES E GATOS EM NOVA SERRANA
- 2º FESTIVAL DE PIPAS TRAZ AÇÃO EDUCATIVA CONTRA O USO DE CEROL EM NOVA SERRANA
- CALÇADOS TERÃO ETIQUETAGEM OBRIGATÓRIA DO INMETRO PARA INIBIR PIRATARIA E CONCORRÊNCIA DESLEAL
- RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR CALÇADISTA É TEMA DE AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE NOVA SERRANA
- CÂMARA DE NOVA SERRANA SE EMPENHA PARA A AQUISIÇÃO DE VIATURA DE RESGATE PARA OS BOMBEIROS
- IMPORTAÇÕES CRESCEM E PREOCUPAM SETOR CALÇADISTA BRASILEIRO
- CADASTRO ESCOLAR 2026 DA EDUCAÇÃO INFANTIL É ANUNCIADO EM NOVA SERRANA
- NOVA SERRANA ABRE CADASTRO PARA AUXÍLIO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO