GOVERNO DESTACA PREVENÇÃO À COVID E ATUALIZA CENÁRIO DA VACINAÇÃO EM MINAS

18
275
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11), com objetivo de reforçar a importância dos cuidados de prevenção à covid-19 durante o período do Carnaval. Na ocasião, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, também atualizou a situação da vacinação em Minas.
“Há uns 14 dias, começamos a perceber o início de uma redução na ocupação de leitos no estado. Chegamos a ter 74% de ocupação e, hoje variamos entre 70 e 71%. Por isso é muito importante reforçar junto aos mineiros a necessidade de reforçar os cuidados durante o Carnaval, para que não tenhamos uma mudança significativa no perfil epidemiológico que vem se construindo como um cenário favorável à queda nos números”, explicou.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaína Passos, explicou que, embora a vacinação já esteja em andamento no estado, isso não impede totalmente a transmissão da covid, mas sim o agravamento que pode ser causado pela doença. “A exemplo da situação de Israel, podemos observar que, mesmo iniciando o processo de imunização, o número de casos e de óbitos não tendeu a baixar rapidamente”, destacou.
Carlos Eduardo Amaral destacou que a proteção é uma construção coletiva da qual todos precisam participar. “Por isso segue sendo indispensável manter os cuidados básicos, como uso de máscara, distanciamento e lavagem adequada das mãos”.
Até o momento, Minas Gerais já recebeu 1.171.180 doses do Ministério da Saúde, para a Campanha de Vacinação contra a covid-19. Já foram aplicadas 354 mil 787 vacinas, como primeira dose e 60.982 como segunda. “As vacinas que temos hoje no território apresentam 100% de eficácia para casos graves. Por isso são destinadas neste momento aos idosos, que compõem um grupo com mais risco de complicação”, detalhou Janaína Passos.
Em remessas anteriores de doses recebidas, foram vacinadas pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas com deficiência institucionalizadas, população indígena vivendo em laldeias e trabalhadores de Saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos casos covid.
Com relação ao desenvolvimento da Campanha de Vacinação contra covid-19 em Minas Gerais, Janaína Passos detalhou o cenário.
“Fazendo um cálculo aproximado, se considerarmos as 577 mil doses do primeiro envio da Coronavac e as 87 mil do segundo envio dessa mesma fabricante, temos cerca de 667 mil doses. Como são 2 doses para cada pessoa, dividimos esse número e temos aproximadamente 334 mil pessoas. Mais as 190 mil vacinas da AstraZenec (destinadas à primeira dose), chegamos ao número de 525 mil, que é o quantitativo sobre o qual devemos pensar. São 525 mil doses para a população (d1 e d2) e, neste momento, nós temos 354 mil doses aplicadas”, explicou a subsecretária.
Carlos Eduardo Amaral também falou sobre a expectativa de envio, por parte do Ministério da Saúde, de novas remessas de doses da vacina contra covid-19. De acordo com o secretário, embora haja uma alta demanda por vacinas em todo o mundo, o que acaba por gerar atrasos na chegada das doses, algumas sinalizações indicam uma melhora no cenário.
“O Instituto Butantan está produzindo vacinas e a expectativa é de que ainda em fevereiro ocorra a entrega de mais um lote de doses. O Consórcio Covax, que é um dos grupos em que o MS adquiriu vacinas da AstraZeneca, comunicou que forneceria vacinas ainda em fevereiro. Já em relação à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), há a expectativa de que a fábrica da instituição possa começar a produzir doses também da AstraZeneca, o que possibilitará a chegada de quantitativos maiores ao estado”, detalhou.
Ainda de acordo com Carlos Eduardo Amaral, espera-se que em abril, boa parte da população com mais de 60 anos já esteja vacinada.
(Via: Agência Minas)
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

18 COMMENTS

  1. … [Trackback]

    […] Here you can find 85841 additional Info to that Topic: maisgazeta.com/governo-destaca-prevencao-a-covid-e-atualiza-cenario-da-vacinacao-em-minas/ […]

  2. 《539彩券:台灣的小確幸》

    哎呀,說到台灣的彩券遊戲,你怎麼可能不知道539彩券呢?每次”539開獎”,都有那麼多人緊張地盯著螢幕,心想:「這次會不會輪到我?」。

    ### 539彩券,那是什麼來頭?

    嘿,539彩券可不是昨天才有的新鮮事,它在台灣已經陪伴了我們好多年了。簡單的玩法,小小的投注,卻有著不小的期待,難怪它這麼受歡迎。

    ### 539開獎,是場視覺盛宴!

    每次”539開獎”,都像是一場小型的節目。專業的主持人、明亮的燈光,還有那台專業的抽獎機器,每次都帶給我們不小的刺激。

    ### 跟我一起玩539?

    想玩539?超簡單!走到街上,找個彩券行,選五個你喜歡的號碼,買下來就對了。當然,現在科技這麼發達,坐在家裡也能買,多方便!

    ### 539開獎,那刺激的感覺!

    每次”539開獎”,真的是讓人既期待又緊張。想像一下,如果這次中了,是不是可以去吃那家一直想去但又覺得太貴的餐廳?

    ### 最後說兩句

    539彩券,真的是個小確幸。但嘿,玩彩券也要有度,別太沉迷哦!希望每次”539開獎”,都能帶給你一點點的驚喜和快樂。

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here