Formado por pais que têm filhos autistas e outros transtornos, como TDAH e Síndrome de Down, o Grupo foi iniciado em abril de 2022. O objetivo da ação social é servir como uma rede de apoio.
Claudiene Alves, diretora do Grupo, e sua vice, Maria Alice Oliveira, relataram que tudo surgiu a partir do encontro de pais no Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craei) de Nova Serrana. A fim de servir como meio para troca de experiências, foi criado um grupo no WhatsApp.
Desde então, cada vez mais pessoas têm se juntado para conversar sobre questões relacionadas ao tratamento dos filhos com transtornos. Segundo a direção, o objetivo do grupo é tentar ajudar os pais com acolhimento e orientação, servindo assim como um suporte.
Maria Alice Oliveira explica: “geralmente quando uma mãe recebe a notícia do diagnóstico do filho, bate um certo desespero. Então ao integrar nosso grupo, nós que já estamos vivendo esse dia a dia com o autismo, acolhemos essa mãe, aconselhamos, indicamos profissionais buscando auxiliar.”
Tatiane Cristino, uma das integrantes, dá testemunho do que passam como mães. “Quando recebemos o diagnóstico ele cai meio que como uma bomba no nosso colo. Até a gente conseguir assimilar e entender como vamos poder ajudar nosso filho é um processo e eu acho que conversar com outras pessoas que estão passando pelo mesmo tipo de problema, te tranquiliza e direciona”, relata.
Tatiane Cristino tem uma filha de oito anos que é autista nível 1. Ela obteve o diagnóstico quando a criança estava com três anos. A mãe faz questão de enfatizar que a associação serve para ajudar tanto quem já recebeu o diagnóstico a mais tempo, como aquelas que receberam agora, pois há o espaço para troca de experiências.
Carolina Teixeira que também está no grupo do WhatsApp e é mãe do João Lucas de quatro anos, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista a pouco meses, expressou sobre como tem vivenciado esse processo.
“Quando recebi o diagnóstico eu fiquei bem perdida e acho que isso acontece com todos os pais no início, mas através do grupo eu fui muito bem acolhida. Já tirei várias dúvidas sobre os benefícios, o passe-livre, a carteirinha do autista, os medicamentos e também como lidar com meu filho no dia a dia. As integrantes têm me ajudado muito”, expõe.
O grupo que foi formado recentemente e já conta com mais de 100 pessoas, tem tentado se consolidar. A pretensão da direção é abrir uma Associação no próximo ano, mas para isso afirma que, antes de abrir um CNPJ, precisa trabalhar na formação de um projeto a ser desenvolvido. No último fim de semana celebraram uma grande conquista: tiveram um primeiro encontro presencial.
Grupo realiza 1° evento presencial
No último sábado (8/10) a direção comemorou mais um passo importante. O evento marca a 1ª reunião presencial do Grupo. Realizado no Poliesportivo do Planalto, de 15h às 17h, o encontro envolveu a participação de pais e filhos.
A diretoria abriu o momento que contou com cerca de 150 crianças. Em seguida, a neuropsicóloga Ângela Moreira tratou brevemente sobre a área e sua importância no diagnóstico dos transtornos e intervenções. Também palestraram os advogados: Marcus Vinicius Mangini e Kelly Marinho.
No encontro as crianças tiveram tempo para brincar, pois várias atividades lúdicas foram desenvolvidas voltadas para os meninos com transtornos. A ideia de fazer esse momento, disse Maria Alice, foi poder promover a inclusão, contemplando e direcionando as brincadeiras que melhor atendem este público infantil.
O evento foi realizado com a ajuda de empresários, do Sindinova, da Comissão da OAB Mulher e dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de membros da sociedade civil em geral. O momento não foi aberto ao público devido a falta de recursos para realizar uma ação neste formato. A diretoria, entretanto, destaca que pretende avançar cada vez mais nas ações, a fim de contemplar um maior número de pessoas.
À frente do grupo hoje estão: Claudiene Alves, como diretora, e Maria Alice Oliveira, como vice. Ainda compõem a equipe organizadora mais cinco pessoas, incluindo tesoureiros e conselheiros fiscais e secretária. Totalizando sete pessoas.
Saiba mais
Se você tem um filho com algum transtorno ou conhece alguém que possua e deseja integrar o Grupo os telefones para contato são: 041 37 998233253 (Associação dos Autistas) ou 37 99120-5413 (Claudiene Alves – diretora). Através dos números é possível também obter mais informações.
Por: Sara Maia
Sob supervisão de Nayara Lopes
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780



