INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DA UEMG COMEÇAM NA PRÓXIMA QUARTA (7)

0
83

 

Em 2023, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) vai ofertar 4.607 vagas, em 127 cursos presenciais, distribuídos em 18 municípios de Minas Gerais.

O vestibular será organizado e executado pela empresa Msconcursos e as inscrições serão abertas no site www.vestibular.uemg.br a partir de quarta-feira (7), com taxa de inscrição no valor de R$ 5.

O processo próprio da instituição será composto de provas de conhecimentos gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos comuns ao ensino médio e redação. As provas serão aplicadas presencialmente nas cidades em que a universidade possui unidade acadêmica, no dia 29/1/2023, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição.

Para os candidatos aos cursos de Música, oferecidos em Belo Horizonte, o percurso será um pouco diferente: eles se submetem primeiro às provas de habilidades específicas, realizadas presencialmente na Escola de Música e, sendo considerados aptos nesta etapa, seguem para as provas de conhecimentos gerais.

Para todos os cursos oferecidos no vestibular, no ato da inscrição será possível escolher a categoria na qual se deseja concorrer: pela ampla concorrência (20% das vagas), reserva de vagas (50%) ou pela inclusão regional (5%). Para cada uma delas serão exigidos documentos comprobatórios, listados no edital, a serem digitalizados e oportunamente anexados na área do candidato.

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas, por e-mail, para vestibularuemg@msconcursos.com.br, pelo telefone 0800 299 32 32 e pelo Fale Conosco a ser disponibilizado na área do candidato.

  • Programa de cotas

O Programa de Seleção Socioeconômica da Uemg, Procan, reserva 50% das vagas do vestibular para candidatos nas seguintes categorias:

  1. I) negros, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
  2. II) quilombolas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

III) indígenas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

  1. IV) ciganos, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
  2. V) egressos de escola pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
  3. VI) pessoas com deficiência.

O candidato poderá optar por concorrer à vaga em uma dessas categorias ao realizar sua inscrição no vestibular.

  • Inclusão regional

Além das categorias descritas acima, como forma de contribuir com o desenvolvimento regional a Uemg reserva ainda 5% das vagas do vestibular para candidatos que, ao mesmo tempo, residam em Minas Gerais e que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas (municipais, estaduais ou federais) sediadas no estado.

Assim como as categorias do Procan, será possível optar por concorrer pela inclusão regional no momento da inscrição.

JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here