Nova Serrana registrou, em 2022, 16 óbitos em decorrência da covid-19 – doença provocada pelo novo coronavírus. O aumento de casos e mortes no início do ano foi detectado em todo o país. Mas, qual o perfil dessas vítimas?
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana, todas elas chegaram a se imunizar, porém a maioria além de não completar o esquema vacinal, também possuía comorbidades. Veja só:
– Das três pessoas de 55 A 65 anos, uma não tomou a dose de reforço;
– Na faixa etária de 66 a 75 foram três vítimas, sendo que apenas uma tomou a 3ª dose;
– 76 a 85 anos: apenas três das seis vítimas tomaram as três doses;
– 86 a 96: do total de quatro pessoas, nenhuma chegou a tomar a dose de reforço.
Ainda segundo o levantamento, as vítimas tinham comorbidades – em vários casos até mais de uma. Dentre elas, problemas de coração e diabetes eram os mais comuns:
– 11 casos de cardiopatia;
– 7 de diabetes;
– 6 de pneumopatia crônica
– 3 de hipertensão arterial;
– 2 doença renal crônica;
– 2 obesidade;
– 2 câncer;
– 1 doença hepática crônica.
- Estudo
Uma análise feita por um laboratório da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) indicou que a vacinação contra a Covid-19 mudou o perfil dos pacientes que foram internados e depois morreram em decorrência da doença.
O estudo contou com a participação de mais de 2,7 mil pacientes, que foram internados entre 5 de janeiro e 12 setembro de 2021. Os pesquisadores perceberam que, no grupo de não vacinados, a presença de uma ou mais comorbidades foi determinante para o agravamento do paciente até o óbito.
Já entre os vacinados, as mortes se concentraram entre os pacientes com mais de 60 anos e problemas renais. Dessa forma, o estudo indicou que a vacina fez com que a comorbidade deixasse de ser um fator de risco para a morte de pacientes internados com Covid-19.
“A vacina diminuiu o impacto de todas as comorbidades”, explica o médico e virologista Maurício Lacerda Nogueira, um dos autores da pesquisa.
Em Nova Serrana, 77.254 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 68.017 receberam as duas doses da vacina contra a covid-19. Outras 15.508 receberam a dose de reforço. Já em relação à dose pediátrica, 4.385 crianças foram imunizadas com a 1ª dose, enquanto 584 receberam a segunda aplicação. Veja a lista completa no site: www.novaserrana.mg.gov.br.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780