MG: CERCA DE 40% DOS ACUSADOS DE AGRESSÕES E ESTUPROS SÃO PAIS OU PADRASTOS DAS VÍTIMAS

1131
3774

 

Quase metade dos casos registrados de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em Minas Gerais tem como agressores pais e padrastos. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (26).

A Superintendente de Participação e Diálogos Sociais da secretaria, Ana Carolina Gusmão da Costa, apresentou dados do Disque 100, do Mapear (elaborado pela Polícia Rodoviária Federal) e do Observatório da Segurança Pública. Segundo ela, as agressões denunciadas, incluindo o estupro de vulneráveis, acontecem na maior parte dos casos dentro dos domicílios.

“Pais e padrastos são acusados em 40% dos casos, e 82% das vítimas, segundo o Disque 100, são do sexo feminino. Tivemos um pequeno decréscimo no número de casos comparando os três primeiros meses de 2020 aos três primeiros meses de 2021. Mas aí podemos atribuir isso às questões relacionadas à pandemia. Sabemos das dificuldades das vítimas de saírem de suas situações atuais e das pessoas próximas denunciarem”, explicou.

Coordenador do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais e da Associação Circo Belô, Moisés Barbosa Ferreira Costa reclamou da falta de dados mais atualizados sobre exploração sexual, tendo em vista as mudanças trazidas pela pandemia.

“Precisamos de ferramentas mais eficazes porque agora temos divulgação de menores de idade em exploração sexual via WhatsApp, algumas são inclusive exploradas no ambiente virtual, sem o encontro pessoalmente. Como vamos chegar até esses casos? Se não entendermos de fato onde e como está acontecendo, impossível enfrentar com qualidade esses casos”, afirmou.

Ele também clamou por mais campanhas educativas e placas nas rodovias e em estabelecimentos nas margens de estradas, locais onde, historicamente, muitos casos de exploração sexual ocorrem no interior do estado. Nesse seu apelo, o coordenador foi acompanhado pelo Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Edson de Oliveira Cunha.

“Não há recursos para investimentos para difundir essas campanhas pelo Estado. O poder público tem falhado. A pandemia provavelmente trouxe resultados diferentes de estatísticas, mas não temos como ter certeza. Não há fontes para sabermos como estão as crianças e adolescentes com suas famílias. E eu me pergunto onde foram parar os R$ 24 milhões arrecadados para o Fundo Especial para Infância e Adolescência (FIA), que o governo não usou pra nada”, questionou Cunha.

Presidente do Fórum Mineiro de Conselheiros e Ex-Conselheitos Tutelares de Minas Gerais (FMCT), Carlos Guilherme da Cruz disse que, por causa da natureza do trabalho, o governo deveria priorizar a vacinação dos conselheiros tutelares, que, na maioria das vezes, precisam atuar presencialmente junto às famílias.

“Isso sem falar no sucateamento dos conselhos, na falta de qualificação e treinamento. Porque eu percebo uma diferença muito grande entre videoaulas e treinamento. Treinamento permite tirar dúvidas. E no dia a dia surgem muitas práticas que precisam ser resolvidas por esses agentes, que têm o dever de zelar pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela proteção das crianças e adolescentes”.

Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth pediu a ampliação de ambientes e novas salas de depoimentos especiais que abranjam todo o Estado.

“Precisamos de um fluxo de atendimento mais articulado, mais pessoas capacitadas a fazer uma escuta protegida das crianças e evitar a revitimização, com compartilhamento das informações entre os órgãos”.

JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

 

 

1131 COMMENTS

  1. … [Trackback]

    […] There you will find 18372 more Information to that Topic: maisgazeta.com/mg-cerca-de-40-dos-acusados-de-agressoes-e-estupros-sao-pais-ou-padrastos-das-vitimas/ […]

  2. I have been exploring for a little bit for any high quality articles
    or blog posts in this sort of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this website.
    Reading this info So i am happy to show that I’ve a very excellent uncanny feeling I came
    upon just what I needed. I such a lot unquestionably will make certain to don?t put out of your mind this
    web site and give it a glance regularly.

  3. Generally I don’t learn article on blogs, however I would like
    to say that this write-up very forced me to take a look at
    and do it! Your writing style has been surprised me.

    Thanks, quite nice post.

  4. Hi there! I know this is kinda off topic but I was wondering
    if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having
    trouble finding one? Thanks a lot!

  5. I am really inspired along with your writing skills
    and also with the layout in your blog. Is that this
    a paid subject or did you modify it yourself? Anyway stay up
    the excellent quality writing, it is rare to peer a nice weblog like this one today..

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here