NOVA SERRANA ATINGE 100% DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA MODERNIZADA COM TECNOLOGIA LED

12
130

Nova Serrana deu adeus ao antigo tom amarelado de suas ruas, que agora contam com a luz branca emitida pelo LED. Todos os 17,6 mil pontos do parque de iluminação pública do município de 105,5 mil habitantes (IBGE 2022) já foram modernizados e eficientizados, conferindo um ar mais moderno à cidade, ao mesmo tempo em que gera embelezamento, com sustentabilidade e economia.

Centro de Controle Operacional faz monitoramento em tempo real. Foto: QLUZ Nova Serrana Divulgação

O trabalho foi realizado pela equipe do QLUZ Nova Serrana Concessionária de Cidade Inteligente, da Quantum Engenharia, que venceu a licitação de Parceria Público-Privada (PPP) promovida pela Prefeitura. Com 10 colaboradores alocados na unidade instalada na Avenida Minas Gerais, 935, bairro Industrial, o QLUZ Nova Serrana também gera emprego e renda direta e indiretamente, além de manter a cidade bem iluminada.

 

Outra boa notícia é que agora o município também contará com um Sistema de Telegestão em 753 luminárias em áreas que foram definidas pela Prefeitura, além da instalação de 204 câmeras, permitindo o monitoramento e controle remoto. Tudo será monitorado a partir de um Centro de Controle Operacional (CCO) e de um Centro de Controle de Videomonitoramento, de forma que as demandas sejam solucionadas em poucas horas. Caso os cidadãos precisem solicitar algum tipo de atendimento, basta ligar gratuitamente para 0800 606 1535.

Bairro Novo Horizonte, em Nova Serrana, após modernização. Foto: QLUZ Nova Serrana Divulgação

 

Conforme explica a coordenadora de Manutenção e Modernização do QLUZ Nova Serrana, Jociane Silva Almeida, investir em iluminação pública resulta em vantagens significativas aos cidadãos, turistas e empresários locais, abrangendo segurança pública, conforto urbano e eficiência econômica. “Uma iluminação eficiente à noite gera segurança, inclusive no trânsito, além de incentivar atividades noturnas, beneficiando também o comércio local e o turismo”, salienta Jociane. “Nova Serrana está na lista dos municípios que investem em soluções inteligentes e sustentáveis, adotando tecnologia de ponta para entregar bem-estar social e segurança aos seus cidadãos”, completa.

 

Isso porque as luminárias com tecnologia LED utilizadas nos projetos realizados pela Quantum Engenharia emitem luz branca com índice de 70% da percepção das cores, contra 30% das lâmpadas comuns. Ou seja, ampliam a visibilidade nos espaços, gerando mais segurança à noite. Além disso, consomem 60% menos energia elétrica do que as tradicionais, duram cerca de 5x mais, têm 98% de seus componentes recicláveis, e são livres de elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das lâmpadas de descargas, que possuem mercúrio, material altamente poluente e prejudicial à vida.

 

Agora, paralelamente ao trabalho de manutenção e expansão do parque luminotécnico de Nova Serrana, conforme prevê a PPP, o QLUZ também está executando o lançamento de 94 quilômetros de fibra ótica, assim como a instalação de 204 câmeras de videomonitoramento em pontos específicos pela cidade, garantindo maior segurança para os munícipes. Ainda, serão instalados pontos de acesso à internet em 38 praças públicas, bem como 74 prédios públicos contarão com internet de alta velocidade. (QLUZ Nova Serrana Divulgação)

12 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here