Uma pessoa do sexo masculino, de 24 anos, está com suspeita de Monkeypox (varíola dos macacos) em Nova Serrana. O paciente foi atendido em uma unidade privada do município e notificado às autoridades sanitárias de Nova Serrana e da Secretaria e Estado de Saúde (SES-MG).
Segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde, o rapaz apresentava lesões vesiculares, cutâneas na pele sugestiva de infecção de varíola dos macacos. No dia 05/07 teve febre, dor de garganta e mialgia tratado com antibiótico e acompanhamento. Não há histórico de viagem fora do país nos últimos 15 dias e/ou para áreas endêmicas de transmissão da doença, e também não houve contato com algum caso confirmado. Atualmente, este paciente se mantém isolado em residência, não sendo necessária a internação.
A pasta informou quais foram as ações realizadas até o momento:
- Coleta de material para análise (exame específico de secreção das lesões), conforme o protocolo, material em análise no laboratório de referencia no Estado de Minas Gerais;
- Monitoramento dos casos e investigação de contatos;
- Comunicado as autoridades sanitárias;
- Aguardando laudo exames par a conclusão do caso;
- Orientado medidas de preventivas como: isolamento, utilização da mascara, manter ambiente ventilado, manter higiene e cuidados com as lesões evitar aglomerações e higienização de roupas pessoais e cuidados como lavagem das mãos e utensílios pessoais.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780



