A exemplo de boa parte das cidades de todo o país, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana tem lidado com uma baixíssima adesão à vacinação de crianças contra a Poliomielite. O número atingido no município até esta semana foi de apenas 35% do esperado para esta etapa da campanha. Isso pode trazer grandes problemas e contribuir para que um mal, controlado há mais de três décadas, volte a acometer nossas crianças.
A Poliomielite é uma doença que provoca a paralisia infantil e foi erradicada no Brasil há 30 anos, mas ameaça voltar devido à baixa adesão à vacinação. Atualmente, apenas 30% das um milhão de crianças esperadas recebeu o imunizante no estado de Minas Gerais. Isso um mês após o início da campanha de vacinação contra a doença. Apenas 350 mil crianças foram imunizadas, o que representa 34% do público-alvo, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O esperado pelos órgãos de saúde durante campanhas como esta é de 95% de crianças vacinadas. Apesar da campanha seguir até 9 de setembro, a maior preocupação dos especialistas é que a doença retorne, já que no início do ano a cobertura vacinal não atingiu nem 80%.
“A pólio é uma doença grave, que pode levar à paralisia de membros e à morte. Vacine o seu filho. Não deixe mais essa doença voltar: vacinar é um ato de amor”, destaca a prefeitura em nota.
Para vacinar a criança, basta comparecer à unidade de saúde mais perto de casa portando documentos e cartão de vacina.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780



