A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresenta os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Lira) de 2022. A pesquisa, realizada junto aos municípios mineiros duas vezes ao ano (em janeiro e em outubro), é parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a pesquisa, 233 municípios mineiros (27,3%) apresentam o índice de infestação igual ou maior que 4 e, por isso, estão em situação de risco. Outros 344 (40,3%) estão em alerta e em 205 (24%) o indicador é classificado como satisfatório, ou seja, o índice de infestação é menor que 1. Nesta edição do estudo, 71 municípios (8,3%) não realizaram o Lira.
O primeiro Lira realizado neste ano em Nova Serrana apresentou um resultado alarmante: 7,6%: o que caracteriza aumento nos casos, se comparado aos números de janeiro de 2021. O levantamento ocorreu entre os dias 24 a 28 de janeiro.
De acordo com os dados, o resultado teve uma alta em relação ao último levantamento realizado em outubro de 2021, quando o índice ficou em 5,1%. O que demonstra um aumento de mais de 3 pontos percentuais. Já no mesmo período do ano passado, a taxa registrada na cidade foi de 6,9%.
De acordo com o Ministério da Saúde, os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados como situação de alerta. O risco de surto de dengue ocorre quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.
Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica Idália Carneiro, o número alto do Índice de Infestação Predial (IIP), é advindo do igualmente alto número de focos encontrados em diversos imóveis. Outro fator que contribuiu para o aumento do índice foi a realização do LIRAa, num período posterior a intensas chuvas no município.
Para fomentar as estratégias dos municípios mineiros que possam evitar a proliferação do mosquito e qualificar as redes de atendimento, a SES-MG repassou em dezembro R$ 40 milhões aos Fundos Municipais de Saúde visando o período sazonal deste ano. De acordo com a Resolução SES-MG 7.733/2021, o Governo Estadual destinou R$ 119.968,00 para Nova Serrana.
Veja como combater o mosquito Aedes aegypti
- Mantenha lixeiras sempre tampadas;
- Quintal sem lixo e entulhos; garrafas e baldes de cabeça para baixo;
- Reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Não use pratinhos que acumulam água para vasos de planta;
- Potes para água de animais devem ser limpos com bucha ou escova;
- Mantenha limpos os ralos, canaletas e calhas;
- Realize manutenção periódica de piscinas e caixas d’água;
- Coloque plantas que acumulam água em local coberto;
- Deixe lonas bem esticadas, evitando formação de poças d’água;
- Não utilize garrafas pet com gotejador em plantas que tenham aberturas que o mosquito possa entrar para colocar ovos.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780