PRIORIDADE DE VAGA NA ESCOLA PARA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA É AMPLIADA EM MINAS GERAIS

119
654

 

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em Reunião Extraordinária nesta terça-feira (26), o PL 5.049/18, do deputado Doutor Jean Freire (PT). O projeto estabelece que crianças e adolescentes cujas mães ou representantes legais tenham se mudado de domicílio em decorrência de situação de violência doméstica deverão ter prioridade de vagas em escolas públicas estaduais.

A proposta foi avalizada na forma do substituivo nº 1, apresentado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, ao texto aprovado no 1º turno.

O substitutivo expande o direito à prioridade de vagas também para os estudantes vítimas de violência familiar, que inclusive poderão solicitar a transferência, se maiores de idade.

– Chame Frida

Desta vez em 1º turno, os deputados aprovaram o PL 2.149/20, do deputado Marquinho Lemos (PT), que originalmente institui o serviço de denúncia de violência contra a mulher denominado Chame a Frida, proposto para atendimentos virtuais, com o intuito de orientar as vítimas, marcar atendimentos presenciais e pedir medidas protetivas.

O PL foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, segundo a qual o funcionamento desse tipo de serviço tem caráter administrativo e deve ser estabelecido pelo Poder Executivo.

Assim, da forma como votado, o projeto acrescenta incisos ao artigo 4º da Lei 22.256, de 2016, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência. Com isso, fica então incluída nessa lei a obrigação de oferta, pelo Estado, de serviços permanentes de recebimento de denúncia por meio virtual disponível 24 horas por dia, especialmente via número de WhatsApp.

JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780

 

119 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here