PROFESSORES DO SE LIGA NA EDUCAÇÃO DÃO DICAS PARA QUEM FOR FAZER O ENEM

12
214
No próximo domingo (17), estudantes começarão a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. No primeiro dia serão as provas de Ciências Humanas (45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia); Linguagens e Códigos (45 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira – podendo ser Inglês ou Espanhol), além da redação.
Ao longo do ano, os alunos da rede estadual de Minas que vão realizar a prova contaram com conteúdo dedicado a eles na programação do Se Liga na Educação em todas as sextas-feiras. Agora, às vésperas do grande dia, os professores das teleaulas reforçam dicas e conselhos dados aos alunos.
Para o professor de geografia do Se Liga na Educação, Rodrigo Flávio Barboza, o momento é de ir com calma. Segundo ele, os conteúdos já foram trabalhados ao longo do ano e o momento agora é apenas de fazer revisões, mesmo assim, de forma mais leve. “Agora é calma e relaxar! O que tinha que aprender já foi. Agora é o momento de, no máximo, dar uma conferida nos resumos. Se a pessoa for pegar pesado, corre o risco de ficar com dúvida em uma coisa e, com isso, gerar outras dúvidas e causar desânimo e insegurança na hora de resolver as questões”, observa.
Ainda de acordo com Rodrigo, muitas horas de estudo, principalmente às vésperas do exame, pode atrapalhar. “Sexta-feira encerra tudo, fecha o caderno e no sábado aproveita o máximo para descansar. Vai ouvir música, ver uma série ou mesmo dormir o dia inteiro”, recomenda. Não se sentir pressionado também é importante para manter a tranquilidade.
Na mesma linha, a colega de Rodrigo, a professora de inglês Lídia Chagas, também aposta no momento de relaxamento antes do exame. “Chegou sábado, um dia antes da prova: fazer revisão geral? Não! Agora é o momento de descansar. Você já teve seu tempo de estudar e, mesmo que ache que precisa revisar algumas coisas, descansar no dia anterior à prova é muito importante para que você tenha a resistência necessária para uma boa resolução do Enem”, afirma.
Lídia também chama a atenção para alguns detalhes que são importantes para ajudar a fazer com que o estudante não fique desgastado emocionalmente no momento da resolução do exame. Ela cita, por exemplo, técnicas de respiração para evitar ficar ansioso e o cuidado para escolher uma máscara que seja confortável, já que será necessário usar o acessório durante todo o tempo.
“E não se esqueça de levar uma garrafa de água e separar algum lanchinho. Só tome cuidado com o açúcar: dizer que ele dá disposição é mito! O que vem depois é um cansaço enorme, e isso nós não queremos, certo?”, reforça.
Os professores também ressaltam a necessidade de, no momento de resolver as questões, prestar bastante atenção ao enunciado e ler os textos com cuidado. “Não deixe de ler os textos-base que estão indicados. Muitas vezes as respostas das questões estão neles. Além disso, não perca tempo nas questões que você não sabe. Marque-as com uma interrogação para não esquecer e volte nelas depois”, aconselha Rodrigo.
Já Lídia acrescenta ainda a importância dessas técnicas de leitura para o bom rendimento. “E se você aprendeu a usar as estratégias de leitura, aproveite para colocá-las em prática nos últimos questionários que fizer; elas vão te ajudar a economizar tempo e poupar energia durante a leitura dos textos. Boa prova!”, afirma.
(Via: Agência Minas)
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

12 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here