PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VÃO RECEBER CAPACITAÇÃO EM EVENTO SOBRE VIOLÊNCIA E ABUSO SEXUAL INFANTIL

1
253

 

O 1º Encontro Interinstitucional de Enfrentamento à Violência e ao Abuso Sexual Infantil da Comarca de Nova Serrana será realizado nesta terça-feira (08). Na ocasião, será firmado o Compromisso de Enfrentamento Conjunto à Violência Sexual Infantil nos Municípios de Nova Serrana, Perdigão e Araújos.

O evento reunirá toda a rede de proteção e cerca de 300 profissionais da educação, contando com professores, pedagogos e diretores. A classe vai participar de uma capacitação ministrada pelas autoras do livro “Turminha Corajosa e Esperta”, a pedagoga Marlene Antunes e a cantora Marcela Taís. A obra visa alertar e proteger os pequenos da violência infantil, contribuindo para o diálogo sobre educação sexual para crianças nas famílias, salas de aula, ministérios infantis e demais espaços.

A proposta é apresentar conceitos básicos sobre trocas afetivas, corpo e cuidado, ensinando as crianças, de forma lúdica e descomplicada, a diferenciar atos de afeto de atos de abuso. Outro aspecto importante que será abordado é a Escuta Especializada, onde a vítima é ouvida sem julgamentos, interferências ou coações.

“A importância de abordar este tema é porque ele parte de uma outra perspectiva de prevenção, que não visa atingir a sociedade como um todo, mas busca conscientizar as próprias crianças quanto a posturas e cuidados que devem ser tomados”, explica o promotor de justiça, Davi Pirajá.

  • Termo de compromisso

O documento do Compromisso de Enfrentamento Conjunto à Violência Sexual Infantil nos Municípios de Nova Serrana, Perdigão e Araújos é composto por seis cláusulas, onde os municípios assumem a responsabilidade de adotarem políticas e ações coordenadas, preventivas e repressivas contra atos de violência sexual infantil.

Estarão presentes representantes do Ministério Público de Minas Gerais, Prefeituras de Nova Serrana, Perdigão e Araújos, Câmara de Nova Serrana, OAB, Polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O encontro está marcado para as 18h no auditório do Sindinova.

JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here