SECRETÁRIO DE SAÚDE FAZ APELO A PREFEITOS E POPULAÇÃO PARA MANTER O ISOLAMENTO E FREAR O AVANÇO DA PANDEMIA

19
240

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, fez um apelo aos prefeitos e à população mineira para o cumprimento das medidas restritivas impostas pela onda roxa do plano Minas Consciente. Em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (24), ele afirmou que o isolamento social é uma decisão humanitária que tem como principal objetivo preservar a vida dos mineiros e garantir atendimento hospitalar a todos os doentes.

Em reunião também nesta quarta-feira, o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu manter a onda roxa em todo o estado pelo menos até o domingo de Páscoa (4). Nesta fase, são permitidos apenas o funcionamento de serviços essenciais, entre outras normas mais rígidas para diminuir a circulação de pessoas e frear o contágio.

“É muito importante destacar o papel do prefeito e dos municípios em relação à adesão à onda roxa. Há regiões que já estão com quase 100% de leitos ocupados e continuam permitindo várias atividades que o Minas Consciente, na onda roxa, não permitiria. É importante a responsabilidade de cada gestor municipal no enfrentamento dessa doença. É muito cedo para qualquer município fazer qualquer tipo de flexibilização”, afirmou Fábio Baccheretti, lembrando que, diferentemente de outros momentos da pandemia, não é possível transferir pacientes para outras cidades, já que todas as macrorregiões estão com taxa de ocupação elevadas.

– Internação prolongada

O secretário reforçou ainda que o comportamento da covid-19 é diferente de outras doenças respiratórias e exige uma internação prolongada, o que dificulta ainda mais o atendimento a todos os doentes.

“Um leito de UTI roda em média dois pacientes por mês, fazendo com que a pressão sobre o sistema de saúde seja tão grande. O número de pacientes aguardando está aumentando, mostrando que o crescimento da doença é maior que a capacidade de abertura de leitos. Hoje, temos 714 pacientes cadastrados aguardando. Há três dias, eram 470”, destacou.

Segundo Baccheretti, os resultados das restrições impostas pela onda roxa serão sentidos nas próximas semanas, mas a expectativa ainda é de aumento de casos e óbitos nos próximos dias.

“A redução dos casos só vai surtir efeito na ocupação cerca de 15 a 21 dias (após a implantação da fase mais restritiva). Os óbitos, cerca de 30 dias depois. Os óbitos de hoje são os pacientes internado há 20/30 dias. Como estamos com alta ocupação, esse óbito vai aparecer em cerca de duas semanas”, disse.

Por isso, ele ressaltou que é essencial manter o isolamento para garantir que o cenário melhore.

“O isolamento de Minas e do país vem subindo, mas ainda de forma muito lenta. A queda da incidência está sendo sentida em regiões que estavam antes na onda roxa, mas a ocupação de leitos não vem caindo. Reforço o papel do cidadão mineiro, dos prefeitos, sabemos do momento social difícil, mas as medidas restritivas irão acarretar melhorias dos indicadores em algumas semanas”, concluiu.

JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

19 COMMENTS

  1. … [Trackback]

    […] There you will find 96623 more Information to that Topic: maisgazeta.com/secretario-de-saude-faz-apelo-a-prefeitos-e-populacao-para-manter-o-isolamento-e-frear-o-avanco-da-pandemia/ […]

  2. … [Trackback]

    […] Find More Info here on that Topic: maisgazeta.com/secretario-de-saude-faz-apelo-a-prefeitos-e-populacao-para-manter-o-isolamento-e-frear-o-avanco-da-pandemia/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Here you will find 18020 additional Info on that Topic: maisgazeta.com/secretario-de-saude-faz-apelo-a-prefeitos-e-populacao-para-manter-o-isolamento-e-frear-o-avanco-da-pandemia/ […]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here