SENADO APROVA PEC QUE VIABILIZA PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM

15
206

 

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2022, que pode viabilizar o pagamento do piso salarial nacional de enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem e parteira.

Antes de chegar ao Senado, a PEC 42/2022 havia sido aprovada na Câmara os Deputados (na semana passada). A proposta direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para bancar esse piso salarial nacional no setor público, nas entidades filantrópicas e nos prestadores de serviços com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pela Lei 14.434, de 2022, os enfermeiros e enfermeiras têm direito a um piso de R$ 4.750. O valor é a referência para o cálculo dos vencimentos de técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e das parteiras (50%).

  • STF

Atualmente, o pagamento do piso está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal por decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso. O ministro determinou que a União, entes públicos e privados se manifestassem sobre o impacto financeiro da medida na qualidade dos serviços prestados na rede de saúde.

À época Barroso acatou o argumento das entidades privadas de que o Legislativo e Executivo aprovaram e sancionaram o projeto sem tomar providências que viabilizariam a sua execução, como o aumento da tabela de reembolso do Sistema Único de Saúde (SUS) à rede conveniada.

Com a PEC aprovada no Senado, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), espera ter pacificado o impasse. Na avaliação de Pacheco, o impacto do piso nacional da enfermagem para a União é muito pequeno.

O senador reconheceu, no entanto, que há um impacto severo para estados, municípios e hospitais filantrópicos, mas que a questão foi resolvida com uma série de iniciativas tomadas para compensar estados, municípios e hospitais filantrópicos para atender a decisão do STF e viabilizar o piso. “Nada impede que, ao promulgarmos essa emenda à Constituição, o Supremo Tribunal Federal levante essa decisão cautelar para o estabelecimento do piso nacional da enfermagem e que, no caso da iniciativa privada, possa este Congresso Nacional examinar já com o novo governo”, ressaltou.

Para ele, a decisão do Supremo não precisa estar atrelada à suspensão do piso nacional para todos no Brasil, inclusive para entes públicos, em função do impacto para a iniciativa privada, que, segundo ele, pode ter uma solução construída em 60, 90 dias.

Segundo Pacheco, a viabilização do piso para profissionais da iniciativa privada foi pauta de uma conversa recente entre ele e o futuro ministro da Economia, Fernando Haddad. “Ele se comprometeu, já em janeiro, a deliberar a respeito do espaço fiscal e dos recursos necessários para as medidas compensatórias para a iniciativa privada, que viriam, a princípio, por uma desoneração da folha de pagamentos. Assim como existem para 17 setores da economia nacional”, disse.

(Com informações da Agência Brasil)

JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780

 

15 COMMENTS

  1. hello!,I really like your writing very so much! share we communicate extra about your article on AOL?
    I require an expert on this house to solve my problem.
    Maybe that’s you! Having a look forward to look you.

  2. Howdy would you mind sharing which blog platform you’re using?

    I’m planning to start my own blog soon but I’m having a
    hard time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Apologies for being off-topic but I had
    to ask!

  3. First of all I want to say terrific blog! I had a quick question in which
    I’d like to ask if you don’t mind. I was curious to find out how you center yourself and
    clear your head before writing. I’ve had a difficult time
    clearing my thoughts in getting my thoughts out. I do enjoy writing but it just
    seems like the first 10 to 15 minutes are usually lost simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints?
    Many thanks!

  4. Wow that was strange. I just wrote an incredibly long comment but after
    I clicked submit my comment didn’t appear.

    Grrrr… well I’m not writing all that over
    again. Anyhow, just wanted to say wonderful blog!

  5. Hello there, I discovered your site by means
    of Google while looking for a related subject, your site came up, it appears to be like good.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, simply became alert to your blog through Google, and located that it is really informative.
    I am going to be careful for brussels. I’ll appreciate in case you proceed this in future.
    Lots of other people might be benefited out of your writing.
    Cheers!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here