O Comitê Municipal de Prevenção das Arboviroses em Nova Serrana reuniu-se no último dia 13/12 para discutir estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Idália Carneiro, apresentou aos representantes de entidades civis e governamentais o resultado dos últimos levantamentos de casos de Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela, bem como dos focos do mosquito encontrados no município.
O Plano Municipal de Contingência para enfrentamento das arboviroses tem objetivo de organizar e planejar resposta no território, evitando ocorrência de óbitos, prevenindo e controlando os processos epidêmicos.
- Com a dengue não se brinca
Segundo o relatório da coordenadora, a predominância dos focos são em vasos, frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo, bebedouros em geral, fontes ornamentais e materiais de construção. Estes são seguidos de tanques, depósitos em obras, borracharias, hortas, sanitário em desuso e ralinhos de banheiros: estes chegam à 28% do total apurado.
O resultado do levantamento do grupo A2, correspondente a depósitos ao nível do solo, barris, tinas e tonéis também foi alto, chegando a 25%.
Idália salientou que depósitos de barro, dada a constante falta d’água percebida nos últimos meses na cidade, também têm contribuído consideravelmente para o aumento dos focos.
As caixas d’água também são um caso à parte: as pessoas teimam em não tampar e manter limpos os seus reservatórios, e essa prática, essa falta de compromisso com a saúde, prejudica toda a vizinhança ao redor de um eventual foco, que no caso das caixas d’água, tende a abrigar uma grande quantidade de larvas e mosquitos.
Idália lembrou, baseada no último LIRAa, que apesar do resultado deste ter apontado um risco médio em Nova Serrana, a doença tem apresentado um crescimento muito grande de casos em todo o Brasil e que o histórico mostra que estamos em um ano com grande possibilidade epidêmica.
“Se não houver um combate efetivo e a total colaboração da população no sentido de diminuirmos a incidência do mosquito, a chance de termos um aumento preocupante de casos é praticamente inevitável”, concluiu a coordenadora.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99970-8780
11 Comentários
pharmacies withour prescriptions
mexican pharmacies online
best mail order pharmacies
canada drug prices
drugs from canada without prescription
online pharmacies
mexican pharmacy
prescription drugs without the prescription
trusted canadian pharmacy
canadian trust pharmacy
most reliable online pharmacy