MESMO COM 100% DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE CTI, NOVA SERRANA PASSA PARA ONDA AMARELA

14
228
Nova Serrana avançou para a Onda Amarela do programa estadual Minas Consciente. O anúncio foi dado pelo prefeito Euzebio Lago (MDB), nesta quinta-feira (28), através de uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook. As novas regras são válidas a partir de sábado (30).
A decisão é do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 e o governo municipal decidiu por mantê-la. Diferentemente de três semanas atrás, quando o governo estadual orientou que Nova Serrana poderia atuar na Onda Verde (menos restritiva). No mesmo dia, a prefeitura publicou um decreto afirmando que a cidade estava na fase amarela do programa.
A medida foi anunciada no mesmo dia em que Nova Serrana completa dois dias consecutivos com 100% de ocupação de leitos do CTI-COVID. Este é pior cenário vivido pela população desde março de 2020, quando começou a pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, Nova Serrana contabiliza 1.937 casos de covid-19 até o momento. Ou seja, 28 casos a mais do que ontem (27), quando eram 1.909. Do total de infectados na cidade, dois estão internados, 78 em tratamento domiciliar, 1.793 pessoas se recuperaram e 64 vítimas da doença morreram. Outras sete mortes estão sendo investigadas. O balanço ainda aponta que das 63 pessoas com suspeita de covid-19, 27 estão internadas. Além de 100% de ocupação no CTI, a enfermaria –covid já está 50% ocupada.
– Flexibilização
Ontem (27), o governo de Minas Gerais anunciou mudanças no programa Minas Consciente. Mesmo que a cidade esteja na Onda Vermelha, comércio e eventos, por exemplo, serão liberados. Contudo, algumas regras de distância como capacidade e limite de ocupação, devem ser seguidas. Há também restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.
“Nos serviços essenciais, tínhamos um distanciamento linear de 2 metros na Onda Vermelha. Nós passamos para 3 metros. Em relação à metragem quadrada, é importante lembrar que se temos um supermercado de 1.000 metros quadrados, no máximo 100 pessoas podem estar ali. Contamos que os proprietários passem a ter esse controle, vendo quantas pessoas estão lá dentro, porque isso que vai permitir que ao longo do tempo a gente tenha todas as atividades funcionando e com o critério sanitário maior ainda”, recomendou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo.
Em caso de eventos, cada onda terá limitação de eventos. Na Vermelha, 30; na Amarela, 100; e na Verde, 250. O Estado afirma nas duas primeiras etapas citadas anteriormente, o protocolo é mais restritivo; envolve o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.
Já os hotéis e atrativos culturais e naturais, será permitido 50% da ocupação na fase mais restritiva, 75% na Amarela e 100% na etapa menos restritiva.
Na área da educação, um estudo individualizado está sendo desenvolvido, conforme o Estado; as escolas ainda não passarão por mudanças neste momento.
As informações sobre as atividades que estão autorizadas a funcionar, bem como as medidas de profilaxia que deverão ser adotadas pelos estabelecimentos, poderão ser acessadas site: www.mg.gov.br/minasconsciente/entenda-o-programa.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

14 COMMENTS

  1. … [Trackback]

    […] Read More Info here to that Topic: maisgazeta.com/mesmo-com-100-de-ocupacao-dos-leitos-de-cti-nova-serrana-passa-para-onda-amarela/ […]

  2. … [Trackback]

    […] There you will find 97985 more Information on that Topic: maisgazeta.com/mesmo-com-100-de-ocupacao-dos-leitos-de-cti-nova-serrana-passa-para-onda-amarela/ […]

  3. … [Trackback]

    […] There you will find 79242 more Information to that Topic: maisgazeta.com/mesmo-com-100-de-ocupacao-dos-leitos-de-cti-nova-serrana-passa-para-onda-amarela/ […]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here