ANO LETIVO NA REDE ESTADUAL COMEÇA COM SEMANA DE ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES

16
227
A rede pública estadual de ensino de Minas Gerais iniciou, hoje (8), de forma remota, o ano letivo de 2021. Durante a primeira semana, entre os dias 8 e 12/3, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos e desenvolver ações que promovam o estreitamento dos laços com a comunidade escolar. Outro objetivo é fazer com que os estudantes conheçam melhor as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas pela unidade de ensino.
A partir de 15/3, têm início as aulas do programa Se Liga na Educação e o processo dos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Para auxiliar os educadores na realização das atividades, a SEE/MG encaminhou documentos orientadores para as escolas.
– Ambientação
As atividades sugeridas podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada unidade de ensino. Entre as iniciativas propostas estão a criação de um vídeo curto no qual sejam apresentados ao aluno o ambiente escolar e os professores, por meio de fotos, além de rodas de conversas virtuais. Também são indicadas atividades para serem feitas com estudantes que não possuem acesso à internet. Além disso, o material destaca a importância do estudante ter um espaço para apresentar suas expectativas e anseios em relação ao ano que se inicia.
– Ferramentas pedagógicas
Também durante a Semana de Acolhimento os alunos começam a conhecer e a se apropriar das ferramentas de estudo não presencial. O Plano de Estudo Tutorado (PET) já está disponível para acesso gratuito desde o dia 3/3, no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.
Para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET será entregue impresso, como em 2020. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.
Os estudantes também podem conhecer um pouco mais sobre o programa Se Liga na Educação, que será transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas, das 7h30 às 12h30, e reapresentado pela TV Assembleia. As teleaulas, com conteúdo alinhado com os PETs, começam a ser exibidas a partir de 15/3.
Outra ferramenta que os estudantes terão acesso é o Conexão Escola 2.0. O aplicativo foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. Os educadores serão orientados a estar on-line no Conexão Escola 2.0 no momento da sua aula, disponíveis para interagir com os alunos, postar atividades, transmitir aula por vídeo, entre outros. A navegação no aplicativo segue sendo patrocinada pelo Governo de Minas para professores e estudantes da rede pública estadual.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

16 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here