ENFERMEIRO É A PRIMEIRA PESSOA A SER VACINADA EM NOVA SERRANA

13
218
O enfermeiro Maicon Nonato de 23 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Nova Serrana. Ele recebeu a dose da CoronaVac em no início da tarde desta quarta-feira (20), dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A vacinação começou às 13h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“O meu sentimento, assim como de toda a equipe, é de superação. Nós passamos por momentos de caos, momentos bem difíceis. E hoje vemos uma vitória pra todos nós e para a população. Não é fácil estar na linha de frente e ver a necessidade das pessoas, e hoje vemos a vacina como uma luz no fim do túnel. Uma esperança”, conta emocionado.
Maicon trabalha na UPA há cerca de um ano e desde março atua no ambulatório COVID da unidade – setor que recebe pacientes com suspeita da doença e também os confirmados.
“Ainda há a necessidade de se fazer o isolamento social. Ainda é necessário se ter os meios de prevenção, porque mesmo com os números elevados de covid-19 que temos, as pessoas ainda não acreditam, e é real. Nós vivenciamos isso. A cada dia que passa a população se infecta mais, pacientes com comorbidades vêm, infelizmente, a óbito. Por isso é necessário fazer o isolamento e ficar protegido: usando máscara, álcool gel, fazer toda a proteção mesmo”, alerta.
Além de Nonanto, mais 20 pessoas recebem a CoronaVac hoje, todas servidoras do Unidade de Pronto Atendimento. Outros 26 funcionários do Hospital São José (HSJ) também. A expectativa é de que até domingo (23), tenham sido vacinados no total: 90 funcionários do ambulatório da UPA, 68 do HSJ e 29 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Chegada da vacina
Ontem (19), dia em que Nova Serrana registrou a triste marca de 100% dos leitos de CTI-COVID ocupados, a população recebeu uma boa notícia: a vacinação contra o coronavírus começava na tarde do dia seguinte (20), na UPA do município.
Neste primeiro momento, o município recebeu 400 doses da CoronaVac. Portanto, serão vacinados os trabalhadores da saúde que fazem parte do sistema público, seguindo as seguintes prioridades: profissionais que atuam nas unidades de saúde onde ocorrerá a vacinação; profissionais que atuam no ambulatório-covid (UPA); enfermaria-covid (Hospital São José); e CTI-COVID (São José). Cada um receberá a vacina em seu local de trabalho.
Esse primeiro grupo representa cerca de 12,5% de todos os profissionais de saúde de Nova Serrana, uma vez que seriam necessários aproximadamente 1.550 doses. Posterior e gradualmente, todos os demais profissionais de saúde que atuam no município serão vacinados.
A Prefeitura informou que outras 400 doses devem ser enviadas às vésperas da data marcada para a aplicação da segunda dose. Ressalta-se que cada pessoa receberá duas doses para completar o esquema vacinal, em um intervalo de 2 a 4 semanas.
O governo municipal não divulgou quais serão as outras etapas e seus respectivos grupos prioritários. O cronograma municipal de vacinação será definido nas próximas semanas de acordo com a disponibilidade da vacina no Estado.
Em coletiva à imprensa, o prefeito de Nova Serrana, Euzebio Lago (MDB) e a Secretária de Saúde, Glaucia Sbampato, reforçaram a importância de a população manter os cuidados necessários, como usar máscara facial, manter o distanciamento físico, usar álcool gel e evitar aglomerações. As medidas continuam se fazendo necessárias, uma vez que ainda não há vacina para todos.
JORNAL GAZETA DE NOVA SERRANA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO EM 1° LUGAR! PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP: (37)99972-8787

13 COMMENTS

  1. … [Trackback]

    […] There you will find 84174 additional Information on that Topic: maisgazeta.com/enfermeiro-e-a-primeira-pessoa-a-ser-vacinada-em-nova-serrana/ […]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here