O governador Romeu Zema assinou, na sexta-feira (10/2), a ordem de início das obras do Hospital Regional de Divinópolis. Antiga demanda da população da região Centro-Oeste de Minas, a obra estava paralisada desde 2016. Agora, com investimento de cerca de R$ 40 milhões, o hospital será finalizado, com o objetivo de melhorar o acesso de mais de um milhão de pessoas, de 54 cidades, ao atendimento de qualidade na saúde.
Durante coletiva de imprensa, Romeu Zema afirmou que o principal obstáculo que uma obra pública sempre enfrenta é a disponibilidade de recursos financeiros. “Essa questão já está equacionada. Temos, hoje, o recurso destinado, reservado para conclusão do Hospital Regional de Divinópolis”, explicou. “Centro-Oeste e Divinópolis merecem essa entrega após uma interrupção de quase sete anos”, pontuou.
A edificação tem mais de 16 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 53 metros quadrados e foi projetada para atender casos de média e alta complexidade. O projeto prevê que o edifício funcione com um pavimento térreo, área de pilotis e um pequeno mezanino. A estrutura foi concebida para 134 leitos de internação, dos quais oito são de isolamento. Conta, ainda, com 55 leitos de internação intensiva, sendo 30 para adultos, 15 para neonatal e dez de cuidados intermediários, e mais 20 vagas para observação no pronto atendimento, totalizando 209 leitos. Além disso, a unidade contará com 12 salas de cirurgias, dez consultórios para atendimento de urgência e emergência, laboratório e demais dependências. (Com Agência Minas)